Ryanair vai reduzir frequência de voos em Faro e no Porto no próximo verão

- Publicidade -

Tudo devido ao aumento das taxas aeroportuárias.

A Ryanair anunciou no passado mês de dezembro que irá reduzir ainda mais os seus horários em Faro e no Porto para o verão de 2024. Tudo devido à “decisão bizarra da ANAC de aprovar os aumentos injustificados das taxas aeroportuárias da ANA até 17% a partir de janeiro de 2024”.

Diz a companhia aérea que estes danos já foram evidenciados pelo encerramento da sua base em Ponta Delgada, pela retirada de uma (das suas duas) aeronaves (investimento de 100 milhões de dólares) da base da Madeira, e pelos cortes no verão de 2024 em Faro e no Porto anunciados em novembro passado. Para além destes cortes já anunciados, a Ryanair reduziu ainda mais a capacidade em 40 rotas nas suas bases de Faro e Porto para o verão de 2024, como consequência direta destes aumentos injustificados das taxas.

Segundo a empresa, o “monopólio aeroportuário da ANA não enfrenta qualquer concorrência em Portugal, o que lhe permite aumentar os preços sem qualquer penalização” e que “só em Lisboa, as taxas de passageiros em 2024 aumentarão até +50% em relação a 2019, apesar de a maioria dos aeroportos europeus ter reduzido as taxas de passageiros após a Covid para recuperar o tráfego e o crescimento”.

Com isto, a Ryanair apela ao Governo Português para que reabra imediatamente a concessão para o novo Aeroporto do Montijo, de forma a quebrar o monopólio aeroportuário ANA/VINCI, o que trará a tão necessária concorrência ao mercado de aviação português. Mas sobre o novo aeroporto, ainda muito será falado até uma decisão final…

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados