O acesso à RTP Palco é gratuito.
“A divulgação da Cultura é um dos eixos prioritários da RTP. E nos tempos de confinamento em que vivemos, ainda mais. Se os portugueses não podem ir assistir a espetáculos optámos por levar os espetáculos aos portugueses, pelo que desenvolvemos e concretizamos um novo projeto, diferenciador e inovador”. É assim que a RTP apresenta à comunicação social a RTP Palco.
Essencialmente, temos aqui a maior sala de espetáculos do país. O acesso a este palco virtual é grátis e acessível a partir de qualquer dispositivo Android ou iOS via app RTP Palco ou através do site oficial.
A oferta é vasta, sendo que o destaque vão para as artes performativas, como teatro, ópera, dança, novo circo. Já na música, esta plataforma engloba diversos géneros: desde fado, jazz, música portuguesa, world music, pop e música clássica. A RTP diz ainda que quer “mostrar novos talentos”.
No email enviado à comunicação social, pode-se ler que há “centenas de horas e conteúdos do arquivo da RTP, mas também de produção própria, conteúdos disponibilizados pelos vários canais e antenas da RTP e produções realizadas em parceria ou cedidas pelos principais agentes culturais do nosso país, onde se encontram entidades como a Casa da Música, o Centro Cultural de Belém, a Fundação Calouste Gulbenkian, a Orquestra Metropolitana de Lisboa, a OPART, o Teatro Viriato, entre outras”.
Infelizmente, a nota enviada aos órgãos de comunicação social não refere nada relativamente a eventos ao vivo. Essa sim, seria uma boa aposta, na medida em que seria possível pagar a artistas e equipas técnicas para a exibição de espetáculos em direto.