RPGs e o futuro das opções românticas

Uma das características de destaque dos RPGs (role playing games) é a capacidade de se fazer o que quisermos, até mesmo encontrar o amor.

RPGs romance
- Publicidade -

Para alguns jogadores, o romance é uma parte necessária e crucial de qualquer experiência de RPG. Entre salvar o mundo, esmagar inimigos, procurar melhores equipamentos e nivelar, alguns jogadores sentem a necessidade de encontrar alguém especial para as suas personagens.

Por isso mesmo, há já algum tempo que vários títulos têm procurado incorporar opções e sistemas de namoro na sua jogabilidade. Sem surpresas, estas opções de romance são muito mais fáceis quando comparadas com namoros e romances da vida real, algo que talvez fascine muitos gamers, uma vez que são geralmente mais introvertidos e alguns até sentem dificuldades em relacionar-se com pessoas e situações sociais reais. Aplicações de encontros para gamers têm procurado criar um meio para que pessoas com personalidades idênticas consigam criar alguma empatia através do seu amor e interesse pelos mesmos jogos, como podem conferir nesta compilação elaborada pelo Lovino.

De certa forma, há sempre uma conexão entre o mundo real e o desenvolvimento das opções românticas nos RPG’s. Prova disso é vermos grandes títulos a abrir o caminho para o romance inclusivo e a liberdade de escolha, algo que antes só se encontrava em alguns romances visuais e jogos indie. Recentemente, jogos como Cyberpunk 2077, The Sims 4, Skyrim e Dragon Age procuraram introduzir opções de romance queer (minorias sexuais e de género) para os jogadores.

Vejamos alguns dos RPGs com mais opções de romance e inclusão.

Dragon Age: Inquisition

Dragon Age: Inquisition tem algumas das opções românticas mais fora de série, com oito possíveis candidatos em vários playthroughs. Muitos destes indivíduos têm preferências de raça e género que o jogador precisa de cumprir se quiser romanceá-los. Uma duende feminina tem muito mais opções do que um humano masculino, por exemplo.

Cada uma das opções é uma personagem totalmente desenvolvida com histórias e motivações relacionadas com a narrativa principal. De um mercenário Qunari ao Herói de Orlais, o jogador tem algumas escolhas interessantes no jogo.

Mass Effect 2

Outro jogo da Bioware que oferece uma série de opções românticas é o Mass Effect 2. Neste jogo, os jogadores podem romancear até nove personagens em diferentes playthroughs. Três opções exigem que a personagem do jogador seja masculina, outras três exigem que seja feminino e três não têm preferência de género.

Do quarian nómada ao asari de pele roxa, o jogador masculino tem algumas opções intrigantes. As jogadoras têm escolhas algo estranhas, como o oficial turiano da C-Sec Garrus e o assassino drell Thane.

Mass Effect 3

Mass Effect 3 tem o maior número de parceiros possíveis da série com 15 opções. O que é interessante sobre este título é que não há nenhum humano masculino como opção para uma personagem feminina. Também apresenta o único Prothean romanceável em toda a série.

O mais notável sobre as opções românticas neste jogo é que elas têm um impacto na história. As opções de romance de jogos anteriores também podem continuar.

Mass Effect: Andromeda

Mass Effect: Andromeda tem 10 parceiros possíveis. Mais uma vez, personagens masculinas têm mais opções do que personagens femininas.

As opções incluem vários humanos, como o rei criminoso Reyes, Asaris e os novos alienígenas de Angara. Curiosamente, algumas das opções, como Avela, são meras aventuras, enquanto outras são personagens mais desenvolvidas que impactam a história.

Fallout 4

Fallout 4 apresenta nove parceiros românticos que o jogador pode namorar durante as suas playthroughs. Ao contrário de outros jogos, o estilo de jogo preferido do jogador e as suas ações podem ter consequências na perceção que os possíveis parceiros têm de si. Como resultado, os jogadores devem estar no seu melhor, ou pior, comportamento para seduzir estes indivíduos.

As opções incluem o robô Gilda Broscoe, o ghoul John Hancock e o robô sintético Curie. A maioria destes parceiros romanceáveis também podem servir como companheiros para ajudar em missões e combate. Também é interessante ver como cada uma das personagens reage a diferentes encontros devido às suas personalidades e perspetivas únicas.

The Sims 4

Quando se trata de um jogo que é conhecido por ser inovador em termos de romance inclusivo e diversidade, é definitivamente a franquia Sims. No final dos anos 90, quando o romance inclusivo era quase inexistente nos jogos, o Sims quebrou barreiras ao mostrar duas mulheres a partilhar um beijo.

Desde então, a franquia Sims sempre defendeu a inclusão de género. Sims 4, a mais recente edição, permite ao jogador escolher separadamente a preferência de roupa de uma personagem, o que permite também a criação de trans Sims. Qualquer um pode ser romanceado; cabe ao jogador decidir que tipo de história quer contar.

Cyberpunk 2077

Cyberpunk 2077 foi o primeiro jogo a ganhar fama exatamente pelas suas opções sexuais e de romance. Night City é um mundo aberto imensamente diversificado com uma tonelada de personagens vibrantes e ricos.

V, o personagem principal e mercenário de Cyberpunk 2077, pode ser personalizado livremente pelo jogador. Além disso, os programadores optaram por não dar a V uma opção binária de género, ou seja, são os jogadores que escolhem o tipo de corpo, o que significa que V pode-se identificar com quem o jogador desejar. Há uma variedade de opções de romance para escolher, sem dúvida, independentemente do tipo de corpo.

The Elder Scrolls V: Skyrim

O RPG com mais opções de romance é The Elder Scrolls V: Skyrim, com 62 NPCs capazes de se apaixonar pelo personagem do jogador. O personagem é livre para cortejar qualquer personagem, independentemente da raça ou sexo. Para alguns jogadores é uma utopia de namoro; para outros não é muito realista.

Ainda assim, oferece um tremendo nível de personalização, especialmente quando associado aos mecanismos de construção de casas, como os introduzidos na expansão Hearthfire. Algumas das personagens têm mais história do que outras, mas há alguém para todos neste jogo.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

Afinal, a tarifa social da Internet não vai ter os serviços propostos pela Anacom

Menos velocidade e menos gigabytes. Estará disponível a partir de 1 de janeiro de 2022.

Makro Portugal tem 15 cabazes de Natal disponíveis a pensar nesta época

Há para todos os gostos... e para todos as carteiras.

ART & Delivery é a primeira exposição de arte em Portugal inspirada em food delivery

Podem visitar até domingo, dia 29 de novembro, no Palacete Gomes Freire, em Lisboa.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Afinal, a tarifa social da Internet não vai ter os serviços propostos pela Anacom

Menos velocidade e menos gigabytes. Estará disponível a partir de 1 de janeiro de 2022.

Makro Portugal tem 15 cabazes de Natal disponíveis a pensar nesta época

Há para todos os gostos... e para todos as carteiras.