De momento ainda são rumores, e a Intel ainda precisa de se pronunciar sobre esta informação.
De momento as informações ainda são relativamente escassas, mas o rumor surpreende: a Intel tem vindo a perseguir a sua estratégia de “cinco nós em quatro anos” desde 2021, com o objetivo de alcançar o processo Intel 18A e a arquitetura móvel Panther Lake até 2025. Mas novas informações sugerem que a empresa está a desenvolver uma nova arquitetura x86, com o nome de código Royal Core ou Cobra Core.
Esta último estaria focada na melhoria do desempenho de núcleo único e da “eficiência” energética. Esta nova arquitetura poderia estrear em 2026 com a Nova Lake, e a Cobra Core chegaria para suceder por volta de 2027, substituindo potencialmente o hyper-threading por “unidades alugáveis” mais eficientes para lidar com tarefas entre os núcleos P e E.
Royal Core, o projeto supostamente iniciado por Jim Keller (que trabalhou no Zen Arc da AMD), é considerado parte de uma visão de longo prazo para o roteiro de processadores da Intel. Embora os detalhes ainda sejam irregulares, os rumores indicam que o Cobra Core (que chegará, portanto, após o Nova Lake), poderia reintroduzir o hyper-threading com quatro threads por núcleo, graças a uma nova arquitetura Beast Core.
Royal Core ainda não passa de um rumor
Será que a Intel encontrou a fórmula para voltar a entrar na corrida do mercado de processadores? De momento não passam de rumores não confirmados, pelo que teremos de esperar por informações oficiais para conhecer as pretensões da empresa.