A tecnologia Deepfake explodiu nos últimos anos e tem vindo a evoluir a um ritmo alarmante. Mas a controversa ferramenta de edição de vídeos, que permite a troca de caras de pessoas de uma forma arrepiante e autêntica, é também usada para paródias e fins educativos.
Uma das mais recentes demonstrações desta tecnologia surge num clipe do filme Regresso ao Futuro, o filme de ficção científica de 1985 realizado por Robert Zemeckis, imortalizado pela fantástica dinâmica entre o jovem Michael J. Fox e o cientista louco de Christopher Lloyd.
Em 2020, além do futuro apresentado na sequela do filme, o youtuber EZRyderX47 reimaginou uma das cenas do filme com duas estrelas contemporâneas, que, “por acaso”, já tiveram a oportunidade de apresentar uma excelente dinâmica em filmes da Marvel. Com a ajuda do Deepfake, Tom Holland e Robert Downey Jr substituem Fox e Lloyd e o resultado é incrível.
No passado, esta tecnologia, apesar de ainda não estar no ponto, já se revelou aparentemente uma alternativa barata a produções de Hollywood, onde as suas ferramentas nem sempre são tão eficazes, como em Justice League ou Star Wars: Rogue One. Agora, só esperamos que este tipo de exercícios não motive a criação de remakes desnecessários.