Roaming vai continuar gratuito na Europa até 2032

- Publicidade -

E existem outras mudanças.

Ainda está sujeito à aprovação do Conselho e do plenário do Parlamento Europeu, mas o acordo provisório alcançado esta semana pelos negociadores vem garantir que o roaming continuará gratuito até 2032.

O atual acordo expira a 30 de junho de 2022, pelo que as regras atualizadas para a itinerância irão garantir que as pessoas podem continuar a fazer chamadas, enviar mensagens de texto e navegar na Internet quando viajam para outros países da UE, sem receio de terem uma surpresa desagradável quando recebem a fatura.

Mas este novo acordo, que assim prolonga a gratuitidade do roaming por mais 10 anos, também traz algumas novidades. Uma delas está relacionada com o 5G. Diz o acordo que, quem usar o 5G no seu país, poderá utilizar a mais recente tecnologia móvel quando estiver a viajar para outro país (desde que esteja disponível, claro) com as mesmas condições tarifárias.

A outra novidade de destaque está relacionada com comunicações realizadas a partir de serviços não terrestres, algo que acontece com frequência em navios ou aviões. Assim, e a partir de julho do próximo ano, o serviço será desligado assim que a conta atingir os 50€. O objetivo é prevenir custos indesejados.

Além disso, os operadores serão também obrigados a informar os utilizadores sobre os custos acrescidos da utilização de serviços de valor acrescentado durante a itinerância, tais como os serviços de assistência técnica, ou os serviços de assistência aos clientes prestados por companhias aéreas ou companhias de seguros.

Recorde-se que as tarifas de roaming acabaram a 15 de junho de 2017.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados