Em Portugal, a rede 5G da NOS está a chegar progressivamente a todo o país.
Agora que muitos utilizadores já estão a conseguir aceder ao 5G – recorde-se que as operadoras estão a disponibilizar a tecnologia gratuitamente a todos os clientes até ao final deste mês de janeiro -, as operadoras têm, pelo menos, dois objetivos pela frente: tentar levar o 5G a todo o país e, também, disponibilizar essa cobertura no estrangeiro. É o caso da NOS.
A operadora acaba de anunciar que os clientes 5G podem usufruir de cobertura de roaming em 45 países na Europa, América e Ásia, a mais abrangente cobertura internacional entre os operadores em Portugal.
Estes são os países abrangidos pelo roaming 5G da NOS: Alemanha, Áustria, Bahrain, Bélgica, Brasil, Bulgária, Canadá, China, Croácia, Chipre, Dinamarca, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Hong Kong, Hungria, Islândia, Irlanda, Israel, Itália, Coreia, Kuwait, Letónia, Luxemburgo, Mónaco, Noruega, Omã, Filipinas, Países Baixos, Polónia, República Checa, República Eslovaca, Roménia, Arábia Saudita, Seicheles, Singapura, Suécia, Suíça, Taiwan, Tailândia, Turquia E Emirados Árabes Unidos.
Assim que o período experimental do 5G acabar, passam a existir custos. Tarifários com 10GB ou mais da NOS incluem o 5G, pelo que não existe qualquer valor acrescido. Já os tarifários mais modestos, isto é, com menos de 10GB, terão um custo acrescido de 5€/mês para terem acesso ao 5G.