Restaurante “Essência” – Um espaço a descobrir em Vila Nova de Cacela

por Alexandre Lopes

Quando se fala em Vila Nova de Cacela, pensa-se em Algarve, férias e praia, certo? Mas neste concelho algarvio há muito mais para descobrir que apenas praias maravilhosas.

Um desses casos é o restaurante Essência, um espaço de paragem obrigatória para quem está alojado na zona, ou até mesmo de passagem. Afinal, o Algarve e os seus concelhos ainda são muito procurados pela sua particular gastronomia.

Note-se que, felizmente, este não é o típico restaurante característico da zona. É um espaço cuidado, apesar de primar por uma decoração mais simples, uma vez que se destaca claramente dos outros restaurantes em redor pelo seu ar afável e acolhedor.

Mas se a decoração em si é simples, o mesmo não se pode dizer do menu. E uma coisa é certa: aqui não vão encontrar apenas o habitual bitoque, frango assado ou sardinhas e carapaus. Há todo um twist de uma cozinha mais criativa da responsabilidade do chef Carlos Rocha.

Começando pelo couvert, temos Tomates cherry servidos com linguiça salteada e azeitonas, com um toque extra para o paladar dado pela salsa, culminando numa excelente combinação.

Serve de entrada também, com o pão, um delicioso queijo servido com maçã e figo, num prato de rica ornamentação.

Quem pede um Bife à Casa espera, naturalmente, que lhe sirvam algo banal: o convencional bife com batatas fritas, “ovo a cavalo”, etc. Na realidade, este prato do Essência é muito mais do que isso: traz batata doce com canela que é primeiramente cozida e só depois frita, mas sem gordura, a acompanhar um belo bife da vazia com molho pimenta. Não é picante, de todo, pelo que os menos corajosos podem arriscar nesta opção. É um prato intenso e muito, muito agradável.

O outro prato principal que chegou à nossa mesa foi Magret de pato confinado com molho de laranja e mel (absolutamente divinal). Trata-se de um prato saboroso, cozinhado com excelente mão, quase a desfazer-se no palato, à temperatura ideal. Nem somos os maiores fãs de pato, mas é uma prova de que, quando bem cozinhado e com os ingredientes certos, até os mais céticos ficam fascinados.

Para quem prefere pratos de peixe, sugere-se o Atum à Algarvia, com excelente cozedura e textura e baixo grau de condimento. Comum a todos os pratos: a excelente apresentação que nos deixa com água na boca.

Não poderia faltar, evidentemente, a referência às bebidas, com destaque para a boa Sangria da casa. Não é a típica sangria de pressão que se bebe noutros restaurantes, e ainda bem, pois vimos muitos clientes com uma bebida igual à nossa.

Quase a acabar a refeição, as sobremesas: a não perder, a Panacota de manga (boa e consistente, nada enjoativa, complementando-se bem com a manga servida na superfície).

O Restaurante Essência é, sem dúvida, um espaço que devem conhecer se estiverem pelo concelho de Vila Nova de Cacela. Comem bem, com toda a tranquilidade, num local que se demarca bastante dos demais da zona. E ainda bem.


Também pode interessar

Deixa um comentário

O Echo Boomer utiliza cookies para dar a melhor experiência possível aos nossos leitores. Aceitar Ler mais

%d bloggers like this: