Obras de valorização e requalificação do Castelo de Portel começam em breve

- Publicidade -

Recorde-se que o projeto para reabilitação do Castelo já foi aprovado em 2019…

As obras de valorização e requalificação do Castelo de Portel, património da fundação da Casa de Bragança, vão iniciar em breve.

Durante uma reunião que aconteceu recentemente, na qual estiveram presentes o presidente do conselho de Administração da Fundação da Casa de Bragança, João José Rio Tinto de Azevedo, e o diretor executivo da mesma Fundação, Francisco Pereira Dias, foi revisto e formalizado o enquadramento de uma obra de extrema importância para a preservação, requalificação e valorização do castelo de Portel, um monumento nacional que, através das obras a implementar, ficará dotado de condições mais favoráveis em termos de acessos e segurança, e mais apelativo para visitantes e turistas.

D. João Anes de Aboim obteve autorização de D. Afonso III para construir o castelo e fortaleza em 1261. Em 1385, D. João I doou a terra a D. Nuno Álvares Pereira, para ele e seus descendentes, entrando assim no senhorio da Casa Ducal de Bragança.

O Paço senhorial foi mandado construir pelo 4º duque, D. Jaime. Após a Restauração, terminada a função militar, o conjunto começa a degradar-se. Ao longo do século XX foram efetuadas pequenas obras de conservação, e, em 2019, foi aprovado o projeto para reabilitação do Castelo, em parceria com a Câmara Municipal de Portel, destinando-se o conjunto patrimonial a fins culturais.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados