FBC: Firebreak, o novo jogo cooperativo dos criadores de Alan Wake, não conseguiu recuperar o interesse dos jogadores, levando a um prejuízo de quase 15 milhões de euros.
A Remedy emitiu um aviso de lucros aos seus investidores após reduzir as previsões de vendas de FBC: Firebreak, o seu mais recente jogo, que marca a estreia do estúdio em jogos vivos, com componente cooperativa, ligado ao universo de Control e de Alan Wake. Este aviso surge na sequência de um desempenho comercial muito abaixo do esperado, que levou a empresa a registar um prejuízo contabilístico de cerca de 15 milhões de euros. Um valor correspondente à maior parte dos custos de produção e de publicação do jogo, mas não deverá ter impacto direto no dinheiro que o estúdio tem disponível.
Lançado a 17 de junho no PC, PlayStation 5 e Xbox Series X|S, FBC: Firebreak conseguiu inicialmente alcançar um milhão de jogadores num período de dez dias, mas a adesão revelou-se passageira. Em agosto, a própria Remedy admitiu que muitos jogadores abandonaram o jogo pouco depois de o experimentarem, e que o título não estava a ter bons resultados no Steam.
Nessa altura, o estúdio reconheceu também que a maior parte das receitas vinha dos acordos com serviços de subscrição da Xbox e da PlayStation, o que significa que o jogo foi mais jogado por assinantes do que comprado diretamente. “As vendas nas primeiras semanas ficaram abaixo do que esperávamos”, referiu a empresa num relatório anterior.
Desde então, a Remedy tem procurado melhorar a experiência de jogo com base no feedback da comunidade, lançando várias atualizações. A primeira grande atualização, chamada Breakpoint, chegou a 29 de setembro e trouxe alterações consideradas importantes na jogabilidade, como ajustes no ritmo das missões e na progressão dos personagens. De acordo com a Remedy, estas alterações melhoraram os indicadores de envolvimento e de vendas, mas não o suficiente para atingir as metas internas.
Numa nova comunicação aos investidores, o diretor executivo Tero Virtala explicou que o estúdio vai “ajustar os investimentos futuros” em Firebreak, mantendo o suporte ao jogo mas de forma mais contida e equilibrada.
Apesar das dificuldades, a Remedy mantém uma perspetiva positiva para o resto do ano fiscal. A empresa espera um crescimento de receitas em 2025, mas admite que os resultados finais serão negativos devido ao fraco desempenho de FBC: Firebreak. Atualmente, o estúdio finlandês está a trabalhar em Control 2 e nos remakes de Max Payne 1 e 2.