Um olhar raro ao progresso de desenvolvimento dos videojogos.
Transmissões, podcasts e atualizações sobre o desenvolvimento dos videojogos mais antecipados é uma prática bastante comum, seja de jogos mais independentes ou de títulos de grandes produções. O que não é tão comum é a oportunidade de vermos alguns títulos em fases de desenvolvimento muito embrionárias, para além do eventual teaser curado e bem trabalhado para alimentar expectativas.
A Electronic Arts e a Motive Studios quebraram o molde esta semana com uma dessas transmissões de desenvolvimento, onde os jogadores tiveram a oportunidade não só de ouvir os produtores a falarem sobre a sua visão e missão de recriar o clássico de horror que se tornou Dead Space, mas também de ver porções do jogo em ação, como se apresenta agora durante o desenvolvimento e como se compara ao título original.
A transmissão pode ser vista, ou revista, via YouTube, no canal oficial do Dead Space, e ao longo de 40 minutos, além dos trechos de jogabilidade onde podemos assistir à versão moderna do jogo, destacam-se as novas tecnologias de desmembramento dos Necromorphs, que se apresentam ainda mais realistas e temíveis.
Em conversa, os produtores explicam que os corpos dos inimigos vão reagir de forma diferente ao impacto do variado arsenal à nossa disposição e aos pontos de contacto em que são atingidos, se é numa zona do corpo com mais carne ou só com ossos. É muito desconfortável, visceral e horripilante. Precisamente o que se espera do jogo.
The @DeadSpace team has revealed a side by side look at the original game versus the remake. pic.twitter.com/U1262BeSJO
— Geoff Keighley (@geoffkeighley) August 31, 2021
O remake de Dead Space promete ser uma reprodução fiel do original, com a oportunidade de tirar partido das novas tecnologias para elevar a visão da franquia de formas que antes não seriam possíveis. É, segundo os produtores, também a oportunidade melhorar alguns aspetos e até de expandir o universo de diferentes formas.
Numa pequena nota para os fãs, ficou também confirmado que Isaac Clarke vai ter voz, em vez de ser o herói mudo, como no primeiro jogo, com Gunner Wright de regresso de Dead Space 2 e 3.
O novo Dead Space encontra-se assim em desenvolvimento ativo, ainda sem data de lançamento, mas espera-se que chegue ao PC, Xbox Series X|S e PlayStation 5, já em 2022.