Refeitório Senhor Abel: Vai uma pizza com massa de beterraba?

Foi há relativamente pouco tempo, sensivelmente em meados de 2015, que o bairro de Marvila, outrora esquecido, desprezado e sobre o qual apenas se havia falar na altura das marchas populares, começou a ganhar nova vida. Sim, tínhamos a Fábrica de Braço de Prata, talvez o único local de interesse daquela zona, mas isso não chegava.

- Publicidade -

Foi, portanto, a partir desse ano que referi, com o surgimento de fábricas de cerveja artesanal, bares, espaços de cowork, restaurantes, galerias de arte, etc, que Marvila começou a ganhar uma nova vida, tendo-se tornado, hoje em dia, num dos bairros mais trendy de Lisboa. Está na moda, portanto.

O chef Chakall, que até então não tinha nenhum restaurante próprio em Portugal, viu o futuro deste bairro mais cedo que todos os outros e resolveu investir. Começou por abrir o El Bulo em fevereiro de 2016. Já em dezembro do ano passado, apaixonado pelo bairro, abriu dois novos projetos: a pizzaria Refeitório Senhor Abel e o bar Heterónimo BAAR (iniciais de Bernardo Soares, Álvaro de Campos, Alberto Caeiro e Ricardo Reis), numa clara homenagem a Fernando Pessoa.

Neste caso, e uma vez que a pizzaria Refeitório Senhor Abel tinha novidades na carta, nomeadamente massa de beterraba, foi precisamente este local que o Echo Boomer teve oportunidade de experimentar em julho.

Antes de mais, o nome Refeitório Senhor Abel deve- se ao facto da pizzaria ficar no antigo edifício dos armazéns Abel Pereira da Fonseca, tendo sido mantido algum do nome original. Lá dentro, nota-se que temos uma decoração pensada ao mais ínfimo detalhe: olhando para o teto vemos uma série de origami, reparamos na mobília a apelar ao vintage ou nas paredes com várias pinceladas… Ou seja, a decoração apela mesmo a um refeitório à antiga.

Claro, mais que a decoração, importa destacar-se as estrelas da casa: as pizzas. Estas são preparadas pelo pizzaiolo de serviço, o “acrobata” Roberto Mezzapelle. Este siciliano, que antes morava em Berlim, mudou-se para Portugal no ano passado a convite do chef Chakall, que o colocou como responsável na confeção das pizzas. E percebe-se porquê. Desde os 14 anos que Roberto está dedicado à restauração. Passou por diversos países, ganhou imensa experiência e é um técnico especializado em farinha, além de ter ganho, em 2016, o título de campeão europeu de pizza clássica acrobática. Aliás, são estes dotes na confeção das pizzas que fazem as delícias a todos aqueles que passam pelo Refeitório Senhor Abel. Uma vez que a cozinha é aberta, os clientes acabam por tirar umas fotos e gravar uns vídeos enquanto vêm a magia de Roberto acontecer. É incrível.

Já sentados na mesa com outros jornalistas, começámos por experimentar uma Focaccia de Canhamo, ou seja, feita à base de cânhamo, temperada com sal e alecrim. Um excelente aperitivo, com uma massa deliciosa, e que revela logo a preocupação em ser uma pizzeria saudável. No caso do cânhamo, é rico em minerais e em aminoácidos essenciais, tendo uma proporção de ómega 3 e 6 ideal para a saúde humana.

De seguida chegou-nos à mesa uma Salada de Burrata com Pera e Pinhões, composta por uma mistura de folhas e rúcula, tomate cherry, burrata, pera laminada e pinhões tostados. Uma salada bem fresca, onde todos os ingredientes se conseguem destacar, e que é uma opção perfeita para dividir a dois.

Por fim, a estrela da refeição, pizza feita com massa de beterraba. No nosso caso provámos uma pizza que não leva molho de tomate, a Tirolese (mozzarella, presunto speck tirolês, queijo scamorza fumado, rúcula, parmigiano e vinagre balsâmico) com uns ingredientes extra colocados pelo chef Roberto Mezzapelle. Acreditem que não estou a exagerar quando digo que foi uma das melhores pizzas que comi na vida.

Tudo nesta pizza estava super saboroso, só dando vontade de tirar mais e mais. Mas o segredo aqui nem a pizza Tirolese, é sim a junção com a massa de beterraba. É uma combinação fenomenal, acreditem. E também já ouvi dizer muito bem das novas massas de alfarroba e espinafres.

No final de tudo, o Refeitório Senhor Abel é um local de visita obrigatório para quem gosta de pizza ou quer provar das melhores pizzas de Lisboa. É aqui que vão encontrar massas diferentes e originais, que combinam na perfeição com as opções que existem por ali.

Aliás, um desafio bem giro é ir ao Refeitório Senhor Abel várias vezes e ir fazendo combinações diferentes para ver o que resulta melhor. E olhem que não é todos os dias que têm um técnico especializado em farinha e campeão europeu de pizza clássica acrobática a criar belas refeições para vocês…

Refeitório do Senhor Abel Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Sigam-nos

12,357FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
653SeguidoresSeguir

Relacionados

Lisboa tem 11 máquinas para devolução automática de embalagens de bebidas para reciclagem

As 11 máquinas de devolução automática estarão instaladas em superfícies comerciais e no Mercado Municipal de Benfica.

Lisboa vai ter 14 novas Unidades de Saúde Familiares

E algumas destas unidades já estão em construção.

8ª Colina Marquês – O Renascimento da cerveja em pleno centro de Lisboa, agora com pizza

Como em tantos outros projetos que andaram a ser pensados, em construção ou recém-inaugurados, a 8ª Colina (ou Oitava Colina, por extenso) tinha grandes planos que tiveram de ser alterados.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Crítica – Mank

Mank é uma homenagem bonita de David Fincher a Citizen Kane, que deixaria o seu pai tremendamente orgulhoso. Tecnicamente perto da perfeição, mas com alguns problemas narrativos.

Fórmula 1 – Grande Prémio do Bahrain mostra a importância do Halo

O impressionante acidente que deixou o carro de Romain Grosjean em chamas relembra a importância do Halo e de todas as medidas de segurança na prova rainha do desporto automóvel.

Análise – The Pathless

Despido de excessos, The Pathless apresenta um dos mundos abertos mais convidativos e misteriosos à exploração.