Refeitório Senhor Abel: Vai uma pizza com massa de beterraba?

- Publicidade - trk
- Publicidade -

Foi há relativamente pouco tempo, sensivelmente em meados de 2015, que o bairro de Marvila, outrora esquecido, desprezado e sobre o qual apenas se havia falar na altura das marchas populares, começou a ganhar nova vida. Sim, tínhamos a Fábrica de Braço de Prata, talvez o único local de interesse daquela zona, mas isso não chegava.

Foi, portanto, a partir desse ano que referi, com o surgimento de fábricas de cerveja artesanal, bares, espaços de cowork, restaurantes, galerias de arte, etc, que Marvila começou a ganhar uma nova vida, tendo-se tornado, hoje em dia, num dos bairros mais trendy de Lisboa. Está na moda, portanto.

O chef Chakall, que até então não tinha nenhum restaurante próprio em Portugal, viu o futuro deste bairro mais cedo que todos os outros e resolveu investir. Começou por abrir o El Bulo em fevereiro de 2016. Já em dezembro do ano passado, apaixonado pelo bairro, abriu dois novos projetos: a pizzaria Refeitório Senhor Abel e o bar Heterónimo BAAR (iniciais de Bernardo Soares, Álvaro de Campos, Alberto Caeiro e Ricardo Reis), numa clara homenagem a Fernando Pessoa.

Neste caso, e uma vez que a pizzaria Refeitório Senhor Abel tinha novidades na carta, nomeadamente massa de beterraba, foi precisamente este local que o Echo Boomer teve oportunidade de experimentar em julho.

Antes de mais, o nome Refeitório Senhor Abel deve- se ao facto da pizzaria ficar no antigo edifício dos armazéns Abel Pereira da Fonseca, tendo sido mantido algum do nome original. Lá dentro, nota-se que temos uma decoração pensada ao mais ínfimo detalhe: olhando para o teto vemos uma série de origami, reparamos na mobília a apelar ao vintage ou nas paredes com várias pinceladas… Ou seja, a decoração apela mesmo a um refeitório à antiga.

Claro, mais que a decoração, importa destacar-se as estrelas da casa: as pizzas. Estas são preparadas pelo pizzaiolo de serviço, o “acrobata” Roberto Mezzapelle. Este siciliano, que antes morava em Berlim, mudou-se para Portugal no ano passado a convite do chef Chakall, que o colocou como responsável na confeção das pizzas. E percebe-se porquê. Desde os 14 anos que Roberto está dedicado à restauração. Passou por diversos países, ganhou imensa experiência e é um técnico especializado em farinha, além de ter ganho, em 2016, o título de campeão europeu de pizza clássica acrobática. Aliás, são estes dotes na confeção das pizzas que fazem as delícias a todos aqueles que passam pelo Refeitório Senhor Abel. Uma vez que a cozinha é aberta, os clientes acabam por tirar umas fotos e gravar uns vídeos enquanto vêm a magia de Roberto acontecer. É incrível.

Já sentados na mesa com outros jornalistas, começámos por experimentar uma Focaccia de Canhamo, ou seja, feita à base de cânhamo, temperada com sal e alecrim. Um excelente aperitivo, com uma massa deliciosa, e que revela logo a preocupação em ser uma pizzeria saudável. No caso do cânhamo, é rico em minerais e em aminoácidos essenciais, tendo uma proporção de ómega 3 e 6 ideal para a saúde humana.

De seguida chegou-nos à mesa uma Salada de Burrata com Pera e Pinhões, composta por uma mistura de folhas e rúcula, tomate cherry, burrata, pera laminada e pinhões tostados. Uma salada bem fresca, onde todos os ingredientes se conseguem destacar, e que é uma opção perfeita para dividir a dois.

Por fim, a estrela da refeição, pizza feita com massa de beterraba. No nosso caso provámos uma pizza que não leva molho de tomate, a Tirolese (mozzarella, presunto speck tirolês, queijo scamorza fumado, rúcula, parmigiano e vinagre balsâmico) com uns ingredientes extra colocados pelo chef Roberto Mezzapelle. Acreditem que não estou a exagerar quando digo que foi uma das melhores pizzas que comi na vida.

Tudo nesta pizza estava super saboroso, só dando vontade de tirar mais e mais. Mas o segredo aqui nem a pizza Tirolese, é sim a junção com a massa de beterraba. É uma combinação fenomenal, acreditem. E também já ouvi dizer muito bem das novas massas de alfarroba e espinafres.

No final de tudo, o Refeitório Senhor Abel é um local de visita obrigatório para quem gosta de pizza ou quer provar das melhores pizzas de Lisboa. É aqui que vão encontrar massas diferentes e originais, que combinam na perfeição com as opções que existem por ali.

Aliás, um desafio bem giro é ir ao Refeitório Senhor Abel várias vezes e ir fazendo combinações diferentes para ver o que resulta melhor. E olhem que não é todos os dias que têm um técnico especializado em farinha e campeão europeu de pizza clássica acrobática a criar belas refeições para vocês…

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

- Publicidade -

Relacionados

Utilizadores de trotinetes Bird em Lisboa já podem planear viagens mais seguras até ao destino

Podem, agora, desenhar um mapa de segurança na capital portuguesa.

Easyjet já começou com voos de Lisboa para Porto Santo

E olhem que ainda conseguem apanhar voos baratos.

O que visitar em Lisboa e arredores com crianças?

E sabendo os adultos que as crianças podem, por vezes, ser exigentes, eis uma lista de atrações para deixar os garotos bem felizes.

Lisboa deve receber 320 navios de cruzeiro até ao final do ano

É, inclusive, um número superior a 2019. Mas deverá registar-se uma quebra nos passageiros.
- Publicidade -
- Publicidade - trk
- Publicidade -

Mais Recentes

Linha do Oeste vai ser finalmente modernizada

A capacitação da Linha do Oeste, até Caldas da Rainha, possibilitará a redução do tempo de viagem entre Caldas da Rainha – Lisboa e Torres Vedras – Lisboa em cerca de 30 minutos.

Stormzy fora do NOS Alive 2022. Horários já estão disponíveis

Está naquela altura de fazer escolhas.

Governo vai avançar com aeroportos no Montijo e em Alcochete. O de Lisboa é para fechar

O do Montijo, que será complementar, deverá estar pronto em 2026. Já o de Alcochete, que substituirá o de Lisboa, estima-se que entre em funcionamento em 2035.