O Electrão e a Samsung juntaram-se para recompensar quem recicla. Mas a campanha não é propriamente a mais prática.
O Electrão e a Samsung vão estar nas praias de Carcavelos e Costa da Caparica a distribuir prémios para recompensar quem entregar no local pequenos equipamentos eléctricos para reciclagem.
A acção de praia decorre a 25 e 26 de junho, na praia de Carcavelos, e a 2 e 3 de julho, na Costa da Caparica, perto da Praia do Tarquínio-Paraíso.
Para participar, é necessário entregar um pequeno equipamento elétrico usado. Podem ser telemóveis, computadores, batedeiras, secadores e até candeeiros, desde que tenham menos de 25 centímetros. E agora vocês pensam: então mas tenho de levar os equipamentos para a praia? Bom… sim.
Na verdade, devem entregar os equipamentos quando chegam à praia, de forma a evitarem andar carregados com os equipamentos pelo areal. Ora, e embora percebamos o porquê desta campanha de verão, que é sem dúvida uma boa ação, não é propriamente muito prático levar equipamentos como computadores, batedeiras, secadores e até candeeiros para perto do areal. Requer alguma logística, na verdade. Mas pode ser que corra bem.
Por cada pequeno equipamento elétrico usado entregue, terão a oportunidade de jogar numa máquina do estilo “jackpot”. Depois de carregarem no botão, ficarão a saber a que prémio se habilitarão, que podem ser smartphones, smartwatch e auscultadores Samsung, mas também martags, raquetas, toalhas de praia, sacos de pano e caixas para recolha de pilhas. São boas ofertas, pelo que pode valer o esforço, embora não saibamos a quantidade de prémios ao certo.
Para tentarem ganhar, terão duas tentativas para responder correctamente a uma pergunta sobre reciclagem de equipamentos elétricos.
O objetivo da ação é sensibilizar os veraneantes para a importância da separação e do correto encaminhamento de equipamentos elétricos usados para reciclagem, como forma de garantir o tratamento das substâncias perigosas e o reaproveitamento dos materiais como novas matérias-primas. A ação pretende ainda incentivar para a reutilização ou reparação, como alternativa à reciclagem, estendendo o ciclo de vida dos equipamentos.