Realizador de Top Gun: Maverick “viajou” 1500 quilómetros até Lisboa graças ao 5G

- Publicidade -

Joseph Kosinski foi transportado em holograma de Londres para Lisboa.

Em agosto de 2019, para demonstrar o potencial do 5G, a Vodafone colocou um holograma de José Alberto Carvalho no palco do Vodafone Paredes de Coura, a mais de 400 quilómetros da localização real do pivô da TVI, na estação de Queluz. Agora, menos de três anos após essa experiência, foi a vez da NOS mostrar a importância do 5G, “transportando” o realizador de Top Gun: Maverick, Joseph Kosinski, que estava em Londres… até Lisboa.

Kosinski “percorreu” os mais de 1500 quilómetros que separam Londres da capital portuguesa em milisegundos, surgindo nos Cinemas NOS Alvaláxia para interagir, em tempo real, com os jornalistas que estiveram presentes num encontro de imprensa a propósito do lançamento do filme em Portugal, distribuído pela NOS Audiovisuais.

A operação holográfica envolveu a instalação de infraestrutura tecnológica e cénica nestes dois países. Em Londres, recorreu-se à montagem de um cenário de palco composto por uma substância de nanotubos de carbono – Vantablack – conhecida como a “substância mais escura do mundo”, capaz de absorver mais de 99,9% da luz. As imagens foram captadas com recurso a uma câmara 4K e transmitidas de forma instantânea em Portugal, através da rede 5G da NOS.

Em Lisboa, a imagem foi transmitida em resolução Full HD, com recurso a codecs HD de alta velocidade, cada um capaz de codificar e descodificar 50/60 frames por segundo em menos de 75 milisegundos.

A velocidade do 5G da NOS no cinema Alvaláxia em Lisboa, que atingiu mais de 1Gbps, aliada à latência praticamente nula, permitiu que o público interagisse com o realizador como se ele estivesse no local, sem falhas nem atrasos. Sendo uma tecnologia móvel, o 5G conferiu ainda flexibilidade operacional à solução uma vez que possibilitiou a instalação sem necessidade de uma infraestrutura fixa, tornando o processo mais simples e rápido.

Esta operação tecnológica totalizou mais de 120 horas de montagens e instalações técnicas e envolveu mais de 100 profissionais, incluindo as equipas técnicas da NOS, Musion, Paramount US e Paramount EMEA.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados