Razer BlackShark V2 Pro (Edição 2024 para PlayStation 5)

- Publicidade -

A Razer atualiza os BlackShark V2 Pro para 2024 com otimização para a PlayStation 5, mantendo quase todos os elementos que tornaram o modelo original numa aposta tão boa.

Não parece, mas já passaram quatro anos desde que fui apresentado aos Razer BlackShark V2 Pro. Na altura, tornaram-se rapidamente num dos meus pares de auscultadores favoritos da Razer, pelo seu design, qualidade de construção premium, tecnologias incorporadas e flexibilidade na sua utilização, praticamente multiplataforma. Saltando para 2024, a Razer mantém o mesmo modelo vivo, revelando que encontrou a fórmula perfeita desta sua série de auscultadores. E, em vez de reinventar a fórmula, adaptou-a e otimizou-a para diferentes ambientes.

A “nova” experiência dos Razer BlackShark V2 Pro divide-se inicialmente em duas, com uma edição exclusiva para a Xbox, pelo seu adaptador especial, e outra edição mais flexível, dedicada à PlayStation 5 (que recebemos para teste), no entanto compatível também com o PC e até com a Nintendo Switch, ou qualquer outro dispositivo com capacidades de ligação Bluetooth.

Uma das grandes diferenças destes novos Razer BlackShark V2 Pro, face ao modelo que usei em 2020, prende-se precisamente com o tipo de ligações disponíveis. O seu dongle USB-C foi revisto e é agora compatível com as capacidades da PlayStation 5, destacando-se a capacidade de recurso à tecnologia áudio Tempest 3D da PlayStation, com a qual muitos dos seus exclusivos surgem calibrados. Apesar disso, trata-se de um pequeno adaptador também ele compatível com o PC, oferecendo também capacidades de áudio espacial via THX, Windows Sonic ou Dolby Atmos, sem qualquer tipo de latência, graças à tecnologia Razer HyperSpeed Wireless.

razer blackshark v2 pro playstation echo boomer 2
Razer BlackShark V2 Pro (Edição 2024 para PlayStation 5)

O Bluetooth já mencionado, na versão 5.2, permite também o uso com a Nintendo Switch e outros equipamentos móveis compatíveis. Mas os novos Razer BlackShark V2 Pro perdem uma importante ligação, a auxiliar de áudio de 3,5 mm, tornando esta solução um nadinha mais limitada que a original. Não é que faça muita diferença nos dias de hoje, onde esse tipo de ligação começa a ser mais rudimentar, mas a sua existência poderia tornar os novos Razer BlackShark V2 Pro completamente universais e independentes de uma carga.

E por falar em bateria, os novos Razer BlackShark V2 Pro apresentam uma longevidade considerável no que toca ao seu uso contínuo, com o tempo útil de uso capaz de atingir até 70 horas, o que se traduz, em termos práticos, a sensivelmente três dias de bateria, ou mais de uma semana de uso ocasional, via USB. Já com a PlayStation 5, através do dongle USB-C, a sua longevidade diminui para sensivelmente metade.

A qualidade de som permanece excelente, com os seus baixos encorpados a destacarem-se e com um excelente equilíbrio sonoro, permitindo ouvir os detalhes mais subtis, quer seja em jogos, onde a ambiência espacial brilha, ou em músicas de qualidade lossless, onde a alta definição sonora faz toda a diferença, dando-nos a oportunidade de ouvir as várias camadas musicais. Assim, os Razer BlackShark V2 Pro são uma espécie de “canivete suíço” do áudio, servindo satisfatoriamente qualquer tipo de utilização, sem necessidade de aceder a equalizadores ou perfis de áudio.

No que toca à comunicação, os Razer BlackShark V2 Pro contam também com um microfone destacável com tecnologia Razer HyperClear, capaz de captar e tratar áudio em alta definição, com vozes bem filtradas e definidas. Tal como o seu antecessor, a captura de áudio para comunicação em sessões de jogo é excelente e pode até ser bastante competente para pequenas produções de áudio. Não substitui, no entanto, a qualidade de um microfone dedicado.

razer blackshark v2 pro playstation echo boomer 3
Razer BlackShark V2 Pro (Edição 2024 para PlayStation 5)

O resto da experiência com os Razer BlackShark V2 Pro mantém-se, e isso são excelentes notícias. Pegar nos novos Razer BlackShark V2 Pro foi como retirar um antigo brinquedo favorito da caixa, pela sua incrível familiaridade. Mais uma vez, a Razer volta a apostar nos melhores materiais que costuma usar, colocando os Razer BlackShark V2 Pro mais próximo do patamar de auscultadores “premium” da marca. Sentem-se sólidos e bem construídos, o design old-school de aviador mantém-se imutável, as suas almofadas são como duas nuvens de encostar ao ouvido e, por dentro, continuamos a encontrar os fantásticos drivers Razer Triforce Titanium de 50 mm, que oferecem a experiência sonora descrita acima.

Os Razer BlackShark V2 Pro conseguem ainda diferenciar-se das restantes soluções da Razer por se apresentarem como uma das alternativas mais sóbrias e elegantes da marca, sem os excessos “gaming” com os quais associamos a mesma. Não há RGBs, LEDs, funcionalidades desnecessárias ou designs extravagantes. São um par de auscultadores para áudio, puro e duro. E não precisam de ser mais do que isso.

Para quem usa auscultadores para todo o tipo de situações, como eu, seja em jogos, para ouvir música ou até para produzir conteúdos multimédia, os Razer BlackShark V2 Pro de 2024 para a PlayStation, apesar de um ou outro sacrifício menor, mantêm-se uma escolha fantástica para quem procura um novo par de auscultadores de confiança, qualidade e de utilização a longo prazo.

Os Razer BlackShark V2 Pro de 2024 podem ser encontrados à venda por cerca de 219,99€, nas versões para PlayStation e Xbox.

Recomendado - Echo Boomer

Este dispositivo foi cedido para análise pela Razer.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados