Raspberry Pi anunciou o PoE+ Injector

- Publicidade -

O novo Raspberry Pi PoE+ Injector pretende facilitar a instalação de dispositivos Raspberry Pi.

A Raspberry Pi anunciou o lançamento do Raspberry Pi PoE+ Injector, um novo acessório criado para facilitar a alimentação de dispositivos Raspberry Pi instalados em locais de difícil acesso, a partir de uma tomada elétrica tradicional, recorrendo a PoE (Power-over-Ethernet), uma tecnologia que permite alimentar um dispositivo através de um cabo Ethernet, ao mesmo tempo que fornece ligação à Internet.

A Raspberry Pi escolheu a Microchip como parceira de desenvolvimento para o injetor Raspberry Pi PoE+, que surge no mercado por apenas de 25 dólares (cerca de 23€), sendo compatível com todos os modelos de Raspberry Pi a partir do 3B+ (lançado em 2018), que já oferecem suporte a PoE. O injetor necessita do uso de um cabo de alimentação IEC padrão de fácil acesso, que pode também ser adquirido através de revendedores autorizados da Raspberry Pi.

Muitas das aplicações mais interessantes para o Raspberry Pi, como webcams para o exterior ou controladores industriais, envolvem a instalação dos nossos dispositivos em locais remotos, onde funcionam como uma ponte entre a rede e o mundo físico”, explica a Raspberry Pi ao descrever o novo produto. “Mas quanto mais remoto o local, mais difícil se torna fornecer energia.”

A tecnologia PoE oferece uma solução eficaz, permitindo que a energia elétrica seja transmitida de um Equipamento de Fornecimento de Energia (PSE) para um Dispositivo Alimentado (PD) através do mesmo cabo de quatro pares usado para transportar os dados Ethernet. Todas as placas Raspberry Pi Single-Board Computer (SBC) lançadas desde 2018 são capazes de funcionar como dispositivos PD, se equipadas com um Hardware PoE ou PoE+ Attached on Top (HAT) opcional.

O novo dispositivo atua como um dispositivo PSE, fornecendo energia ao Raspberry Pi compatível através do cabo Ethernet. Isto elimina a necessidade de uma tomada separada perto do Raspberry Pi, simplificando a instalação e reduzindo a confusão de cabos. O injetor suporta o padrão PoE+ (IEEE 802.3at), capaz de fornecer até 30 watts de potência, o suficiente para alimentar até os modelos mais recentes do Raspberry Pi e os seus HATs.

Para além do lançamento do Injector, a empresa anunciou que, em breve, lançará o Raspberry Pi PoE+ HAT+ para o Raspberry Pi 5. Este futuro produto foi descrito pela empresa como o acessório PD “menor e mais eficiente” já desenvolvido. Irá ligar diretamente aos pinos GPIO do Raspberry Pi 5, oferecendo suporte a PoE+ de forma compacta e integrada.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados