Uma nova variante permite reduzir o preço final para os clientes.
Lançado em 2023 com variantes de 4 e 8GB de RAM, o Raspberry Pi 5 chega agora com uma nova versão, e desta vez com apenas 2GB de RAM. De resto estamos perante a mesma placa, contudo, esta conta com menos memória.
Durante a sua apresentação, o chefe supremo da Pi, Eben Upton, afirmou: “Estamos a trazer o poder da nossa plataforma mais moderna e todas as otimizações que desenvolvemos desde o lançamento dos SKUs de memória maiores no outono passado para um novo ponto de preço mais baixo, e estamos animados para ver o que as pessoas farão com isso.”
Esta mudança permitiu à empresa reduzir o preço do Raspberry Pi 5 para 50 dólares, traz alguns benefícios psicológicos e é uma pausa nos aumentos implacáveis de preços que afligem grande parte do setor. Contudo, contar com apenas 2GB pode representar alguns problemas, nomeadamente na execução de diversas aplicações.
Ainda segundo Eben Upton, as variantes de 4GB e 8GB do Raspberry Pi 5 são construídas em torno de dois chips principais: o controlador de E/S RP1, desenvolvido no Raspberry Pi e que fornece os recursos de interface da plataforma; e BCM2712C1, um processador de aplicações de 16 nm desenvolvido pela Broadcom.
Raspberry Pi 5 ganha versão com 2GB de RAM
O BCM2712C1 é um chip poderoso com um processador quad-core de aplicação Arm Cortex-A76 que executa a uma velocidade de clock de 2,4GHz. Além dos recursos necessários para executar um Raspberry Pi, também inclui funcionalidades destinadas a outros mercados. Este ‘silício escuro’ fica permanentemente desativado nos novos chips utilizados, mas ocupa área da matriz e, portanto, aumenta os custos. Os novos chips deixam isso de fora e, portanto, deveriam ser mais baratos e idênticos em termos de funcionalidades.