Pé pesado? Não ignorem o novo sinal de trânsito das estradas portuguesas

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Vão ser instalados radares de velocidade média um pouco por todo o país.

Os condutores portugueses vão ter que estar mais atentos na estrada e conduzir com mais calma, isto se não quiserem ser apanhados pelos radares. É que, aos radares habituais, vão juntar-se os novos radares de velocidade média, e são acompanhados de um novo sinal de trânsito – o H42.

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Os radares de velocidade média, ao contrário dos radares fixos e móveis, não indicam a velocidade instantânea dos veículos. O que fazem é calcular se, entre dois pontos concretos de um determinado projeto, os mesmos andaram mais depressa do que o permitido. Tal como os radares de velocidade fixos – não confundir com os radares móveis -, estes também vão estar devidamente sinalizados.

O H42, este novo sinal de trânsito serve para indicar a presença desse novo tipo de radares.

Como funcionam os radares de velocidade média?

O Automóvel Clube de Portugal (ACP) respondeu aqui da melhor forma a essa pergunta.

Imaginem que vão numa estrada com limite de velocidade de 100km/h. Num determinado ponto está um radar de velocidade média e é registada a matrícula do vosso veículo, assim como a hora de passagem. Mais à frente, nesse mesmo trajeto, vai estar outro radar que faz exatamente o mesmo.

Com base nas horas registadas em cada um dos radares, é calculado o tempo que o veículo demorou a percorrer esse trajeto, assim como a velocidade média. Se o condutor completou a distância entre as duas câmaras num tempo inferior ao mínimo estipulado, significa que não cumpriu o limite de velocidade, considerando-se que circulou em excesso de velocidade.

Onde vão estar os novos radares?

Já existem locais previstos para a instalação dos radares de velocidade média em Portugal. De acordo com a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), vão ser 10 os radares de velocidade média nas estradas portuguesas. Sabe-se que os distritos e estradas que vão receber os novos dispositivos de controlo de velocidade são, podendo as localizações estar sujeitas a alterações, até 20 localizações possíveis:

  • Aveiro: A41
  • Beja: En206 e IC1
  • Castelo Branco: IC8
  • Coimbra: A1 e EN109
  • Évora: A6 e IP2
  • Faro: EN398
  • Lisboa: A9, EN10, EN6-7 e IC19
  • Porto: A3
  • Santarém: A1
  • Setúbal: EN10, EN378, EN4, EN5 e IC1
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