Radares que apanham condutores ao telemóvel já começaram a ser testados na Europa

- Publicidade -

E tendo em conta o reforço dos radares no nosso país, é bem provável que, em breve, também estes comecem a funcionar em Portugal.

Foi em 2019 que a Austrália começou a utilizar radares que apanham condutores que estão a mexer no telemóvel enquanto conduzem. Três anos depois, outro avançado sistema do género começou a ser utilizado na Europa, mais especificamente na Alemanha, e vai em breve entrar em funcionamento nos Países Baixos.

O feedback tem sido muito positivo. Inicialmente, e de acordo com o Observador, este sistema começou por ser testado numa das vias do estado alemão de Rhineland-Palatinate, tendo bastado uma hora em funcionamento para apanhar 10 condutores a infringir as regras. Como correu tão bem, o país vai agora apostar nesta espécie de Big Brother ao telemóvel já a partir do início de junho, durante cerca de três meses.

Um olho na estrada, outro no telemóvel

É exatamente isso. Estes radares são tão avançados que o condutor nem precisa de estar a falar ao telemóvel. Basta, por exemplo, segurar o smartphone, mesmo que seja para desligar alguma coisa ou meter um novo trajeto no Google Maps. Apesar de o sistema não ser 100% inteligente, o software desenhado para estes equipamentos fará com que as câmaras embutidas nos radares procurem por situações em que o condutor esteja ocupado com qualquer outra coisa que não o volante. As imagens são depois analisadas por uma equipa de especialistas e, se se comprovar que o condutor estava a mexer no telemóvel enquanto conduzia, então não escapa a uma multa.

Até ver, não se sabe ao certo se este sistema virá a ser utilizado em Portugal, mas tendo em conta o número de acidentes e de distrações ao volante provocadas por mexidas no telemóvel, é bem provável que tal venha a acontecer num futuro próximo.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

- Publicidade -

Relacionados

Já se conhecem as especificações técnicas dos Huawei P40 e P40 Pro

Esta quinta-feira vão ser apresentados três dispositivos diferentes. E um deles é bem premium!

Surgiu online vídeo que mostra uma utilização real do Galaxy Z Flip

Estima-se que o dispositivo chegue a alguns mercados logo a 14 de fevereiro, Dia dos Namorados/, devendo custar cerca de 1500€. Não será para todas as carteiras, pelo que resta perceber qual será a adaptação do público a esta nova aposta da marca sul-coreana.

Sabem porque é que não podem fazer chamadas no avião?

Tudo se deve ao facto de os aviões mais antigos estarem equipados com tecnologia analógica, pelo que o sinal...
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Substituição de uma das principais condutas no abastecimento de água a Lisboa vai criar constrangimentos no trânsito

Reabilitação da Conduta Telheiras – Calçada de Carriche condiciona trânsito no sentido Odivelas-Lisboa já este mês.

Onde e quando assistir a O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder

A série da Amazon tem estreia marcada para dia 2 de setembro em Portugal.

Death Stranding pode estar a caminho do PC Game Pass

A nova foto de perfil da conta oficial do Xbox Game Pass para PC denuncia o inesperado.