Chegou ao mercado o Quinta de Ventozelo LOCI Tinto 2020, um vinho cheio de personalidade

- Publicidade -

Com cinco castas provenientes de oito vinhas diferentes.

Já chegou às principais lojas, garrafeiras e restaurantes do país o Quinta de Ventozelo LOCI Tinto 2020, um vinho que se propõe a exprimir precisamente toda a complexidade dos Genius LOCI de Ventozelo.

A história da Quinta de Ventozelo remonta ao tempo da ocupação romana do vale do Douro, época de que datam os mais antigos sinais da presença humana aqui nos fragmentos cerâmicos encontrados nas imediações das vinhas da Capela e da Dona Zefa.

Foi precisamente para evocar o genius loci de Ventozelo que foi elaborado, em 2020, este vinho que exprime toda a complexidade dos LOCI de Ventozelo, finamente tecido pela sensibilidade do enólogo José Manuel Sousa Soares ao selecionar cinco castas provenientes de oito diferentes vinhas. Resultou um vinho cheio de personalidade.

Quanto às castas, temos 50% de Tinta Amarela (as uvas que primeiro amadureceram tinham muita frescura na boca e aromas finos e delicados), 20% de Tinta Roriz (evoluiu muito bem na maturação dos taninos mantendo os aromas de framboesa e morango tão característicos), 10% de Sousão (aportou aromas cítricos e um reforço de cor, mesmo nas parcelas mais precoces), 10% de Tinto Cão (casta mais exótica deste vinho, com um cor azulada e pouco intensa) e 10% de Touriga Nacional (foram selecionadas as uvas vindimadas na primeira semana, com uma seleção cuidada na vinha e à entrada para o lagar).

Com cor rubi intenso, o LOCI apresenta aroma marcado pela fruta madura, especialmente ameixa e framboesa, com ligeiro vegetal que lhe confere frescura e intensidade. Em prova, surge de forma ampla e aveludada, com a fruta a reaparecer, combinada com os taninos redondos e envolventes. Final harmonioso e elegante, com admirável acidez.

O Quinta de Ventozelo LOCI Tinto 2020 harmoniza na perfeição com pratos de cozinha tradicional portuguesa, pratos condimentados e caça, e deve ser consumido a uma temperatura entre 16º a 18º. O PVP recomendado é de 25€.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados

- Publicidade -

Mais recentes