Quinta de Vargellas aberta em exclusivo para os passageiros do Comboio Presidencial

- Publicidade -

Uma visita absolutamente excecional à Quinta de Vargellas para provar in loco os seus famosos vinhos do Porto.

Hoje a jóia da coroa do património ferroviário Português, o Comboio Presidencial transportou Presidentes, Chefes de Estado, Reis e Papas durante mais de um século. Construído em 1890, este serviu a corte do rei D. Luís I como o Comboio Real, recebendo a bordo convidados de honra como a rainha Isabel II e o Papa Paulo VI. Rebatizado “Comboio Presidencial” no início do século, transportou os Chefes de Estado Portugueses até 1970, altura em que foi oficialmente retirado de circulação.

O Comboio Presidencial era composto por cinco carruagens de luxo: o salão do Chefe de Estado, o salão dos Ministros, o da Comitiva e Segurança, o salão Restaurante e a carruagem dos Jornalistas.

Havia ainda o furgão que servia para transporte e acomodamento de material, malas e correio. A Brigada Presidencial, assim chamada na altura, era a tripulação que acompanhava o comboio nas suas viagens presidenciais e era constituída por 15 funcionários de categoria, competência e seriedade inquestionáveis: um inspetor, um serralheiro, um eletricista, dois condutores de carruagens, um revisor de bilhetes, um revisor de material, um maquinista e dois inspetores de tração, dois cozinheiros, dois ajudantes de cozinha e quatro criados de mesa. Também muitas pratas, cristais e conversas delicadas.

Já a história recente deste The Presidential deve-se ao empresário Gonçalo Castel-Branco que, numa visita ao Museu Nacional Ferroviário (MNF), no Entroncamento, conheceu o Comboio Presidencial. E foi amor à primeira vista.

Foi então em 2016 que surgiu esta “nova vida” do comboio, tudo graças a um contrato assinado entre o MNF e Gonçalo Castel-Branco, que permitia ao empresário utilizar anualmente um número limitado de quilómetros do Comboio Presidencial. E logo começou a experiência pela linha do Douro com chefs Michelin, naquilo que seriam viagens gastronómicas de luxo.

O projeto corria tremendamente bem, até que veio a pandemia, o que obrigou a deixar o The Presidential em stand by até 2022. E foi precisamente nesse ano que o comboio voltou a circular, mas por tempo limitado, pois a sua última viagem aconteceu a 29 de outubro.

Mas a história não acabou aí. É que a CP – Comboios de Portugal, a Fundação do Museu Nacional e o Chef Chakall juntaram-se para fazer regressar o Comboio Presidencial em 2024, transformando uma peça de museu numa experiência dinâmica e interativa.

Serão realizadas um total de 20 viagens excecionais, realizadas ao longo de 10 fins de semana, numa experiência que começa já em maio de 2024.

A bordo, os passageiros poderão saborear pratos, confecionados pelo Chef Chakall, que serão um mosaico dos sabores do Douro. Haverá ainda um prato principal preparado por cozinheiros locais, de restaurantes escolhidos pela autenticidade dos seus pratos, divulgando o que há de mais genuíno. Serão também partilhadas histórias do comboio, do Douro e dos locais por onde o comboio passará, tornando cada viagem uma experiência cultural rica e memorável.

Durante a viagem, serão partilhadas histórias do comboio, do Douro e dos locais por onde o comboio passará, tornando cada viagem uma experiência cultural rica e memorável.

Mas tudo isto já se sabia. A grande novidade por estes dias é que, pela primeira vez, a Quinta de Vargellas abrirá portas a visitantes, um privilégio apenas ao alcance dos passageiros do Comboio Presidencial, uma peça de museu que promete proporcionar uma viagem marcada pelo requinte e exclusividade.

Esta união com a Taylor’s, uma das primeiras e históricas casas de vinho do Porto, vai permitir proporcionar uma viagem ainda mais marcante a todos os que embarcarem no Comboio Presidencial. A Quinta de Vargellas ocupa um lugar de destaque entre os vinhedos do Douro e a sua notoriedade, como fonte dos melhores vinhos do Porto, data de 1820. Localizada no Douro Superior, a zona mais oriental e remota da Região Demarcada, esta propriedade é considerada um dos grandes vinhedos do mundo.

Como parte desta parceria, os passageiros terão o privilégio de fazer uma visita absolutamente excecional à Quinta de Vargellas – o berço dos vinhos da Taylor’s – e provar in loco os seus famosos vinhos do Porto, desde os seus renomados Vintage até aos seus sublimes Tawnies. Será uma experiência sensorial única e muito enriquecedora.

Além de visitarem a vinha e a adega, os passageiros poderão degustar seis vinhos distintos, de reconhecida qualidade e excelência. Na zona de lagares, e antes de o saborear, vão poder ainda assistir à abertura a fogo de um Porto Vintage, num espetáculo inesquecível.

Os bilhetes para o Comboio Presidencial custa 750€ cada. E cada viagem leva apenas 72 passageiros.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados