Vai nascer um novo projeto de agroturismo em Vila Nova de Foz Côa

- Publicidade -

O objetivo passa pela instalação de um empreendimento de agroturismo no concelho de Vila Nova de Foz Côa com capacidade para 38 camas, distribuídas por 14 unidades de alojamento.

Na semana passada, um projeto para a instalação do Vineyard Hotel Vilacetinho, o novo hotel de 5 estrelas em Marco de Canaveses, mereceu pareceres favoráveis de várias entidades, tendo sido atribuído o reconhecimento de interesse público municipal. Agora, uma semana depois, há outro projeto a merecer destaque.

Em Diário da República, foi reconhecido o relevante interesse público do pedido submetido por Rui Paulo Barros Abrunhosa, que propõe a utilização não agrícola de 8059,60 m2 de solos integrados na Reserva Agrícola Nacional (RAN), localizados na Quinta da Mela, freguesia de Freixo de Numão, concelho de Vila Nova de Foz Côa. O objetivo passa pela instalação de um empreendimento de agroturismo com capacidade para 38 camas, distribuídas por 14 unidades de alojamento.

A Quinta da Mela, com cerca de 9,3 hectares, constitui uma exploração agrícola tradicional, composta por olival, amendoal, vinha, laranjal e pomar. Estas culturas foram alvo de reabilitação em 2022, através de intervenções de poda e lavoura, tendo sido realizadas ações de manutenção nos anos seguintes. O imóvel encontra-se inserido em duas zonas classificadas pela UNESCO como Património Mundial: o Alto Douro Vinhateiro e o Sítio de Arte Rupestre do Vale do Côa.

O projeto contempla a reabilitação de construções existentes, com uma área de 461,49 m2, e a edificação de novas estruturas: 14 unidades de alojamento com 1546,02 m2 de implantação, um restaurante com 290,12 m2, uma piscina com 112,50 m2, bem como novos acessos com 3540,74 m2. A somar aos 2108,73 m2 já existentes, o total de área impermeável ascende a 2410,13 m2. A área restante, de natureza permeável ou semipermeável, perfaz 5649,47 m2.

O investimento global estimado é de cerca de 2.720.270€, sendo 20% financiado por capitais próprios, prevendo-se a criação de dez postos de trabalho.

Foto: National Geographic

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados