A ser verdade, poderá ser a maior fusão de sempre no mundo tecnológico.
Se tivermos em consideração ao que está a ser avançado pelo The Wall Street Journal, a Qualcomm quer comprar a Intel e, recentemente, abordou o grupo para iniciar as discussões. A informação fez com que as ações da Intel tivessem disparado 8%, enquanto que as ações da Qualcomm caíram pouco mais de 3%.
A aquisição, se concretizada, seria uma das maiores fusões de tecnologia de todos os tempos. A Intel tem uma capitalização de mercado de cerca de 94 mil milhões de dólares. O montante da aquisição potencial ultrapassaria, portanto, os 100 mil milhões de dólares.
A aquisição está longe de ser certa, no entanto, mesmo que a Intel se mostre recetiva, uma transação desta magnitude certamente atrairá a atenção das autoridades anticoncorrência, embora também seja possível que seja vista como uma oportunidade para fortalecer a vantagem competitiva do país na área de chips. Para concluir o negócio, a dona da Snapdragon pode pretender vender ativos ou partes da Intel a outras empresas.
Qualcomm a querer dar um passo maior do que a perna?
A Intel, que já foi a empresa de chips mais valiosa do mundo, viu as suas ações caírem cerca de 60% desde o início do ano. No seu auge, a empresa tinha um valor de mercado de mais de 290 mil milhões de dólares.
A Qualcomm é mais conhecida pelos processadores Snapdragon encontrados em muitos smartphones Android. O grupo também desenvolve modems 4G e 5G, seja para smartphones Android ou iPhones. Por sua vez, a Intel é mais conhecida pelos seus processadores para PCs.