De momento ainda não sabemos quando fará a sua estreia num smartphone.
A Qualcomm anunciou um novo SOC que é destinado a equipamentos de gama média, o Snapdragon 6 Gen 3, que é o sucessor natural do Snapdragon 6 Gen 1, lançado em 2022, e que no ano seguinte não teve qualquer sucessor.
Se comparado com o Gen 1, a Qualcomm fez apenas pequenas melhorias neste Snapdragon 6 Gen 3, com uma pequena atualização em relação ao CPU sem quaisquer transtornos em termos de desempenho (os núcleos dedicados a eles são capazes de atingir uma frequência superior de 0,2 GHz e em ambos os casos o processo de produção utilizado é o de 4 nm da Samsung). Equipado com arquitetura de 8 núcleos (4 núcleos Cortex-A78 a 2,4 GHz e 4 núcleos Cortex-A55 a 1,8 GHz), o CPU deste novo chip é acompanhado por um GPU Adreno, suporte para RAM LPDDR4X (2.100 MHz) ou LPDDR5 (3.200 MHz) e suporte para Wi-Fi 6E (2×2) e Bluetooth 5.2.
No que diz respeito ao setor de imagem, o novo CPU da Qualcomm é capaz de suportar uma câmara primária de até 48 megapixeis ou um sistema de dupla câmara com sensores de 32 e 16 megapixeis ou um sistema de tripla câmara com sensores de 16 megapixeis, em qualquer caso com suporte para vídeos 4K HDR.
Por fim, não falta suporte para a tecnologia de carregamento rápido Quick Charge 4+, funções Qualcomm Aqstic, aptX lossless e aptX Adaptive e suporte para GNSS, GPS, Glonass, BeiDou, Galileo, QZSS e NavIC.
Qualcomm Snapdragon 6 Gen 3 chegará em breve em novos equipamentos
De momento não há informações sobre quando o Qualcomm Snapdragon 6 Gen 3 poderá fazer a sua estreia oficial no mercado. Teremos de esperar para ver, mas uma vez que já foi anunciado pela empresa, certamente será uma questão de dias, ou no máximo semanas.