Quais as cidades portuguesas com mais medalhas olímpicas?

Conseguem adivinhar?

- Publicidade -

Hoje, dia 5 de agosto, o dia ficou marcado quando Pedro Pablo Pichardo conquistou a medalha de ouro na prova do triplo salto dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, com um fantástico salto de 17,98 metros. Dias antes, Patrícia Mamona conquistou a medalha de prata na prova feminina do triplo salto, enquanto que o judoca Jorge Fonseca (-100kg) e o canoísta Fernando Pimenta (K1 1.000) alcançaram o bronze.

Com estes resultados, Portugal superou os resultados alcançados em Los Angeles 1984 e Atenas 2004, edições em que subiu três vezes ao pódio. Ao todo, os portugueses conquistaram 28 medalhas em Jogos Olímpicos (cinco de ouro, nove de prata e 14 de bronze).

Ora, a Holidu, motor de pesquisa para casas-de-férias, aproveitou a ocasião para indicar quais as 10 cidades de Portugal com mais medalhas olímpicas.

Será que conseguem adivinhar? Vamos à lista:

1. Lisboa

Em primeiro lugar, Lisboa, com 20 medalhas, das quais 6 pratas e 14 bronzes. Desde sempre com uma forte presença nos jogos olímpicos e uma cidade muito reconhecida quanto aos seus atletas, como Patrícia Mamona e Telma Monteiro. Esta cidade, através dos seus atletas, conseguiu medalhas nas modalidades de Atletismo, Judo, Esgrima, Ciclismo, Tiro, Hipismo e Vela.

2. Viseu

Viseu em segundo lugar, com duas medalhas: uma de ouro e uma de prata. Não podemos falar de medalhas em jogos olímpicos sem mencionar Viseu, terra de Carlos Alberto de Sousa Lopes. Vencedor na modalidade de atletismo, conseguiu o ouro na Maratona de LA em 1984 e uma medalha de prata em 10.000 m em Montreal em 1976.

3. Porto

Em terceiro lugar a cidade invicta, Porto, também com duas medalhas: uma de ouro e uma de bronze. Terra da corredora Rosa Mota e de grandes outros atletas. Esta cidade, desde sempre, originou grandes atletas que também participaram em campeonatos mundiais e europeu. A atleta conseguiu uma medalha de ouro em Seoul no ano de 1988 e a medalha de bronze em 1984 em LA.

4. Penafiel

Em terceiro lugar, empatado com a cidade do Porto, Penafiel, logo também com duas medalhas: uma de ouro e uma de bronze. Casa da atleta Fernanda Ribeiro que desde cedo demonstrou interesse pelo atletismo, despertando a atenção de olheiros a partir dos 10 anos. Conseguiu, para a sua cidade natal, uma medalha de ouro em Atlanta em 1996 nos 10.000 m e a medalha de bronze em Sydney em 2000, também na mesma modalidade.

5. Viana do Castelo

Em quarto lugar, Viana do Castelo, também com duas medalhas: Uma prata e um bronze. Originalmente de Ponte de Lima, no distrito de Viana do Castelo, Fernando Pimenta ganhou duas medalhas, ambas em Canoagem. A medalha de prata em Canoagem K2 1000 metros com o parceiro Emanuel Silva nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012 e a medalha de bronze este ano em K1 1000 metros nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

6. Abrantes

Abrantes em sexto lugar, com duas medalhas de bronze. O cavaleiro Luís Mena e Silva foi um dos grandes responsáveis pelas marcas que Abrantes deixou no desporto mundial. Conseguiu duas medalhas de bronze nos Jogos Olímpicos de Berlim em 1936 e Londres em 1948, juntamente com a sua equipa e o cavalo fossette.

7. Vila Nova de Gaia

Em sétimo lugar, Vila Nova de Gaia, com uma medalha de prata. Uma cidade muito bonita, rica em cultura e história. História esta conseguida nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008 com a atleta Vanessa Fernandes, com uma magnífica medalha de prata na modalidade de triatlo. Atualmente, esta atleta conta com 21 vitórias em Taças do Mundo de Triatlo, superando o número de vitórias da lendária Emma Carney.

8. Espinho

Espinho em oitavo lugar com um adorado atleta, levado cedo demais, e que conquistou a única medalha da cidade, neste caso a de bronze. António Carlos Carvalho Nogueira Leitão foi o maior impulsionador desta região nos Jogos Olímpicos de LA em 1984 nos 5000 metros. Conseguiu uma espetacular medalha de bronze naquela que foi uma das mais entusiasmantes corridas de 5000 metros da história dos Jogos Olímpicos e a mais rápida de sempre até aos Jogos de Pequim, em 2008.

9. Santarém

Em nono lugar, Santarém, também com uma medalha de bronze. Nasce a 3 de agosto de 1977 uma das promessas desportistas de Santarém, Rui Manuel Monteiro da Silva. Desde cedo que ingressou no desporto, mas curiosamente no futebol, até que mais tarde passou para o atletismo. Conquistou 10 medalhas em competições internacionais com a bandeira de Portugal e em 2004 a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas, afirmando-se como um dos melhores atletas portugueses de sempre.

10. Braga

Em décimo lugar, empatado com Santarém, Espinho e Vila Nova de Gaia, encontramos Braga, com uma medalha de prata. A medalha de prata desta cidade foi conseguida em Canoagem K2 1000 pelo canoísta Emanuel Silva nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012 juntamente com o parceiro e amigo Fernando Pimenta.

Fonte:Holidu
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

The Sandman recebe um primeiro clipe para a série da Netflix

A célebre banda desenhada de Neil Gaiman ganha finalmente vida no pequeno ecrã.

Netflix recria a icónica introdução de Cowboy Bebop para a sua série

Enquanto não nos chega um trailer ou clipes, temos uma bela reinterpretação live-action da intro de Cowboy Bebop.