O popular battle royale abandona a geração de consolas anteriores, mas recebe finalmente versões otimizadas para as consolas atuais, com melhorias de desempenho e visuais.
A KRAFTON e o a PUBG Studios anunciaram que PUBG: BATTLEGROUNDS deixará de estar disponível na PlayStation 4 e Xbox One no dia 13 de novembro, coincidindo com o lançamento da versão nativa para PlayStation 5 e Xbox Series X|S. Esta decisão, de acordo com a produtora, surge no seguimento de uma estratégia apresentada para a temporada de 2025, que pretende alinhar o jogo com as consolas atuais, oferecendo um ambiente mais estável e preparado para futuras atualizações.
De acordo com a equipa, a mudança permitirá melhorias gráficas, maior estabilidade de frames e uma redução significativa de falhas relacionadas com memória. Após a atualização, a Xbox Series X e a PlayStation 5 Pro vão suportar resolução dinâmica até 4K, a 60FPS. A Xbox Series S terá duas opções, 1080p a 60FPS ou 1440p a 30FPS, e a PlayStation 5 recebe uma opção única de 1440p a 60FPS
Com o abandono das consolas anteriores, PUBG: BATTLEGROUNDS deixará de poder ser transferido ou jogado na PlayStation 4 e Xbox One depois da manutenção programada para 13 de novembro. No entanto, todos os dados de progresso e itens adquiridos pelos jogadores serão preservados e transferíveis para as novas versões do jogo sem necessidade de transferência manual. Na PlayStation 5 será necessário descarregar a nova versão do jogo a partir da PlayStation Store, enquanto na Xbox será feita apenas uma atualização que ocorrerá automaticamente através do sistema Smart Delivery.
A produtora indica ainda que pedidos de reembolso para o serviço BATTLEGROUNDS Plus ou PUBG: BATTLEGROUNDS seguirão as políticas e procedimentos de cada plataforma, devendo os jogadores contactar o respetivo apoio ao cliente.
A equipa da PUBG Studios afirma que esta foi uma decisão ponderada de abandonar a geração de consolas anterior, tomada após “longa e cuidadosa consideração”. O objetivo da equipa agora, passa por garantir o crescimento e a longevidade do projeto, preparando o campo de batalha para atualizações mais ambiciosas no futuro.