O novo hardware irá manter compatibilidade com jogos de gerações anteriores e não estará limitado a uma única loja digital.
A Microsoft confirmou oficialmente que está a trabalhar numa nova geração de consolas Xbox, com a ajuda direta com a AMD, numa parceria estratégica para o desenvolvimento do novo hardware. Esta colaboração estende-se a vários dispositivos, incluindo consolas de sala, equipamentos portáteis e soluções para jogos na nuvem. O objetivo da Microsoft é de oferecer um ecossistema Xbox mais flexível, que não dependa de uma loja exclusiva nem de um único tipo de hardware.
De acordo com Sarah Bond, presidente da Xbox, a visão da empresa passa por garantir que os jogadores possam aceder à sua biblioteca de jogos “onde quiserem, com quem quiserem e nos dispositivos que preferirem”. O novo hardware está a ser desenhado para oferecer experiências potenciadas por inteligência artificial, processamento gráfico mais avançados e uma integração total com o sistema operativo Windows, plataforma que a Microsoft quer posicionar como base universal para jogos.
Este anúncio surge poucos dias depois da revelação dos dois modelos da nova máquina de jogos portátil Asus ROG Ally que promete oferecer uma experiência Xbox nativa dentro do próprio Windows, demonstrando a aposta da Microsoft numa abordagem multiplataforma. Apesar de estes dispositivos ainda não correrem jogos de consola Xbox que não tenham versão para PC, a empresa confirmou que as novas consolas Xbox manterão total compatibilidade com jogos anteriores.
Com esta estratégia, a próxima geração Xbox deixa de ser apenas uma consola tradicional e passa a representar uma plataforma integrada, disponível em diferentes formatos — incluindo dispositivos de terceiros. Uma direção que já no passado se revelou “polémica” entre os fãs mais acérrimos da marca, mas que é na verdade a mais realista, aberta, inclusiva e potencialmente mais rentável para a Microsoft continua na indústria e a oferecer novas experiências interativas: videojogos.