Projetos rodoviários prioritários: As principais obras que podem transformar a mobilidade em Portugal

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Resta saber se, com a dissolução do atual Governo, se os planos de mobilidade irão manter-se com o novo Governo.

Ainda antes de irmos a eleições antecipadas, o atual Governo definiu um conjunto de intervenções prioritárias na rede rodoviária nacional. A decisão foi tomada no âmbito de uma resolução aprovada em Conselho de Ministros, que orienta a Infraestruturas de Portugal (IP) a avançar com a execução de várias ações no setor rodoviário.

Uma das principais metas é garantir a complementaridade da rede rodoviária com outros grandes projetos em desenvolvimento, como o novo aeroporto e novos eixos ferroviários. As intervenções visam também reforçar as ligações rodoviárias, com especial foco nas áreas do interior, melhorar as ligações transfronteiriças, reduzir a sinistralidade e otimizar os tempos de deslocação.

Os projetos a desenvolver incluem tanto a adaptação e requalificação de vias existentes, como a construção de novas infraestruturas. A prioridade será dada a vários eixos rodoviários fundamentais, como a conclusão de importantes ligações, entre as quais se destacam o IC35 entre Rans e Entre-os-Rios, a variante à EN222 entre a A32 e Castelo de Paiva, e a construção de uma nova ligação entre a EN103, no troço entre Vinhais e Bragança.

Adicionalmente, o plano contempla a melhoria de vários troços da rede rodoviária, incluindo a duplicação do IP8 (A26), com o objetivo de melhorar a ligação entre Sines e Beja. Também estão previstas obras significativas em várias zonas, como a requalificação da Ponte sobre o Rio Maçãs, na EN/ER218, a construção do Nó de Infias, a adaptação de vias que ligam várias regiões do país, e a ampliação de outros troços rodoviários, como o IC8 entre Pombal e Vila Velha de Ródão.

Entre as novas ligações rodoviárias prioritárias, destaca-se o IC31, que ligará Castelo Branco a Monfortinho, o IC35 entre Sever do Vouga e a A25, e o IC6 entre Tábua e Folhodosa. Estão ainda planeadas melhorias no corredor A13/IC3, incluindo a ligação entre Vila Nova da Barquinha e Almeirim, e a conexão do IP2 entre Trancoso e a A24, na zona de Lamego, através da execução do IC26.

Pretende-se também concluir o eixo rodoviário Aveiro-Águeda, integrado no PRR, e proceder à duplicação do troço do IP3 entre Santa Comba Dão e Viseu, cuja obra terá início em breve. Para garantir a execução deste vasto pacote de obras, será estudado o modelo de gestão e de contratação mais adequado, incluindo a possibilidade de recorrer a Parcerias Público-Privadas (PPP) para o desenvolvimento de algumas das novas infraestruturas.

Nota: imagem meramente ilustrativa

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