Eeenfy Q8

- Publicidade -

O Eeenfy Q8 é um mini projetor portátil LED de baixo custo, com um ótimo sistema operativo.

Sempre que analiso um projetor, independentemente da sua gama, a minha principal queixa em relação aos mesmos – especialmente os portáteis-, é o software que incluem, ou que muitas vezes que nem incluem, obrigando o utilizador a contornar obstáculos para fazê-los funcionar com tudo o que necessitam. Isso resulta muitas vezes em experiência abaixo daquilo que era esperado. Algo que também deixou uma primeira má impressão de um excelente projetor ao meu colega, com o Philips GamePix 900.

A Eeenfy não era uma empresa de que alguma vez tivesse ouvido falar, mas a sua oferta mais recente despertou a minha curiosidade, pois disponibilizou um produto que à primeira vista me pareceu interessante, o Eeenfy Q8, um pequeno projetor portátil com o sistema operativo Android e com um visual bem distinto.

Eeenfy Q8 4
Eeenfy Q8

No que diz respeito ao seu design, o projetor Eeenfy Q8 foge um pouco do design quadrado ao que é habitual. Bastante compacto, com cerca de 25 cm de altura, pouco mais de 21 cm de largura e pouco mais de 8 cm de profundidade (quando fechado). A sua base em forma de “gimbal” serve de suporte e o seu corpo pode ser inclinado para cima ou para baixo, em ângulos de até 270º, dando-lhe alguma versatilidade. Na parte que serve de suporte não existem muitos detalhes a apontar, já que apenas conta com o seu botão de energia na lateral direita e a entrada para o cabo de alimentação na parte interior traseira. O corpo do projetor alberga uma lente LED 1080p, que está colocada num invólucro preto, que ocupa quase a totalidade da sua frente. Na traseira do corpo temos um sensor de infravermelhos, uma porta HDMI, uma porta USB-A para streaming através de pen drives e uma porta áudio de 3,5mm para ligar a um par de auriculares, auscultadores ou coluna externo. Na parte inferior temos apenas uma pequena grade circular onde está o seu altifalante.

Ao contrário de muitos outros projetores mais pequenos e portáteis, o Eeenfy Q8 não tem bateria interna. Embora ainda possa ser classificado como um projetor portátil devido ao seu tamanho, não pode ser utilizado sem estar ligado a uma fonte de alimentação, o que limita muito a sua portabilidade e versatilidade.

O comando incluído é o que se espera de um projetor portátil. Pequeno, tem 13 cm de comprimento e pouco menos de 4 cm de largura e não tem qualquer referência à marca, bem como não tem botões para qualquer plataforma de streaming. E como é já é comum, opera a duas baterias AAA que, infelizmente, não se encontram incluídas na embalagem do Eeenfy Q8.

Como acontece com todos os projetores inteligentes, é necessária alguma configuração ao liga-lo ligar. Felizmente, neste caso o processo é bastante simples e intuitivo, já que conta com uma interface bastante familiar, uma vez que recorre ao sistema operativo Android 13. Depois de devidamente configurado, iniciar aplicações como Netflix, Prime Video e YouTube estão à distância de um clique no comando, e navegar pelos seus menus é fácil e intuitivo.

Sendo um projetor baseado no sistema Android, a experiência que é oferecida a nível de software é basicamente a mesma que temos em qualquer projetor com a versão 13 do sistema operativo Android. É uma experiência um pouco mais antiga do que era desejado, mas ainda assim oferece suporte com praticamente qualquer aplicação que esteja disponível através da Play Store. Ou seja, temos acesso a todas as aplicações de streaming disponíveis no mercado, como Netflix, Prime Video, Youtube, Max, SkyShowtime e muito mais. Outra boa funcionalidade que é disponibilizada é a capacidade de se fazer Cast do smartphone ou tablet para o Eeenfy Q8. Assim, tal como podemos fazer Cast para uma televisão, o mini projetor também tem essa funcionalidade, que é sempre muito bem vinda.

Em termos de desempenho, no início, o Eeenfy Q8 parecia um pouco lento. No entanto, após algumas horas de utilização e de diversas atualizações, o desempenho melhorou drasticamente, mas longe de ser super fluido. Ainda existe algum lentidão no momento de abertura das diversas aplicações, e por vezes sente-se uma ligeira paragens quando estamos a assistir a conteúdos de streaming. São paragens muito pequenas (menos de 1 segundo), mas que por vezes podem estragar a experiência de utilização. O projetor também tem um tempo de inicialização, e de encerramento, relativamente rápido, o que o torna bastante versátil e intuitivo para começarmos a assistir aos conteúdos favoritos.

Já quando o assunto é a qualidade de imagem, e apesar de não impressionar, conta com uma qualidade de imagem nítida. Com uma capacidade de brilho até 500 ANSI lumens na resolução 1080P, mesmo projetando diretamente numa parede, o resultado final é satisfatório. Na prática, temos imagens medianas mas com clara falta de contraste e detalhes, mas que cumpre bem as exigências para um produto nesta faixa de preço.

Contudo, um ponto interessante no Eeenfy Q8 é o seu foco automático, e com base na distância a que o colocamos da parede (ou tela) ele dimensiona automaticamente a imagem, bem como o seu foco, de forma muito competente. A cerca de 2,5 metros da parede conseguimos obter uma imagem de sensivelmente 50 polegadas, que é o seu limite, e quanto mais vamos aproximando o projetor da parede ele vai reduzindo o tamanho da imagem, sempre de forma automática e sem necessidade de intervenção por parte do utilizador.

Com apenas um altifalante integrado, o Eeenfy Q8 deu-me logo uma ideia do que esperar do áudio, que é francamente mau. O volume é muito baixo e com pouca qualidade. Seja a assistir a algo na Netflix, Prime Video ou Youtube, não consegui encontrar conteúdo onde o áudio fosse minimamente decente. A solução passa pela utilização da sua porta áudio de 3,5mm para ligar um par de colunas externas, ou então utilizar o Bluetooth para esse efeito. Liguei um altifalante Bluetooth com boa qualidade ao Eeenfy Q8 e a experiência foi logo outra, já que aí a qualidade de som melhorou significativamente e, felizmente sem atrasos.

Eeenfy Q8
Eeenfy Q8

O Eeenfy Q8 demonstrou-se como um projetor portátil de baixo custo que faz jus ao seu valor bem acessível, já que custa atualmente em torno dos 102€ (aproveitando o desconto de 40€). A qualidade de construção é mediana, bem como a sua qualidade de imagem. Contudo, a sua qualidade de som é realmente muito má, e o seu ponto forte é o sistema operativo, que permite que sejam instaladas milhares de aplicações sem grande dificuldade.

Este produto foi cedido para análise pela Eeenfy.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados