Torres Novas: Projeto Vila foi aprovado e melhorar o centro histórico vai custar cerca de 690 mil euros

- Publicidade -

O Projeto Vila foi apresentado em dezembro e a aprovação chegou ontem, 6 de setembro. Há uma diferença de quase meio milhão de euros entre o valor pensado e o financiamento assegurado.

A Câmara Municipal de Torres Novas assegurou um financiamento de cerca de 690.000€ para levar a cabo a implementação do Projeto Vila, apresentado no fim do ano passado. O projeto foi submetido ao programa Bairros Comerciais Digitais e na quarta-feira, 6 de setembro, o resultado foi anunciado no Palácio da Bolsa, no Porto.

Na sessão de apresentação estiveram presentes o Ministro da Economia e do Mar, António Costa e Silva, e o Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda. O Município de Torres Novas e o Projeto Vila estiveram representados pela vereadora Elvira Sequeira.

Ao todo, foram 160 as candidaturas recebidas, com o investimento elegível de 77,5 milhões de euros. Foram aprovados 95 projetos, incluindo o projeto torrejano.

Como divulgado nas redes sociais do município, o Projeto Vila vai incidir em três eixos de intervenção:

  • Implementação de soluções que permitam potenciar a criação de sinergias entre os comerciantes, prestadores de serviços, município e restantes membros do consórcio;
  • Revitalizar física e digitalmente o comércio no centro de Torres Novas, tornando-o atrativo para residentes e visitantes;
  • Promoção da sustentabilidade ambiental, social e financeira do Bairro Comercial Digital.

Recorde que o Projeto Vila visa melhorar o centro histórico da cidade e torná-lo mais atrativo para comerciantes e moradores. Aquando da apresentação pública, foram indicados diversos problemas, tais como a falta de segurança na zona. Em resposta, foi garantido que seria considerada a instalação de videovigilância, inserida no Projeto Vila. O nome, como explicou durante a apresentação do projeto a vereadora Elvira Sequeira, provém do costume antigo dos moradores dizerem que iam “à vila”, quando queriam fazer compras.

Agora, considerando a diferença de quase meio milhão de euros entre o valor pensado – para cima de 1 milhão de euros, como foi dito na apresentação – e o valor assegurado, resta a preocupação sobre o que ficará para trás no Projeto Vila.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados