IT: Projeto europeu permitirá voar com internet de alta velocidade

Quem nunca desejou, numa viagem de avião, uma ligação à internet com maior velocidade? Beacon, um projeto de I&D da União Europeia, que conta com a participação do Instituto de Telecomunicações (polo de Aveiro), pode ser, agora, a solução para o problema.

- Publicidade -

Baseado numa arquitetura fotónica flexível – patenteada pelo IT –, o projeto prepara uma nova geração de satélites de telecomunicações, que se distingue pela maior capacidade de transmissão de dados. A tecnologia fotónica permite, ainda, a redução do consumo de energia, do peso e do custo de lançamento.

A investigação surge no contexto do aumento exponencial da procura por banda larga de alta velocidade, processo que exige o desenvolvimento de satélites que garantam uma ainda maior conectividade de alta velocidade e uma ampla cobertura. No entanto, atualmente – e apesar dos operadores pressionarem para um aumento equivalente a 10 vezes na capacidade da banda larga –, as limitações de peso, tamanho e potência são, ainda, desafios significativos.

Refira-se que o Beacon – projeto concluído recentemente – se insere num consórcio internacional que inclui empresas do Reino Unido (Airbus Defense and Space, Gooch & Housego e aXenic), da Alemanha (IHP GmbH) e da Polónia (INPhotech). Em Portugal, a participação foi assegurada pelo polo de Aveiro do IT e pela startup Watgrid.


- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

Portugueses desenvolveram tecnologia para exploração autónoma das profundezas do oceano

Algo que vai ajudar a reduzir os custos e a ter acesso a novos dados muito mais rapidamente.

Huawei quer voltar a ser líder no segmento dos smartphones em Portugal

Mas sem os Google Mobile Services vai ser complicado.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Electric Daisy Carnival (EDC) Portugal é substituído este ano pelo Secret Project Festival

Vai acontecer no mesmo local que o EDC e nas mesmas datas anteriormente definidas para 2022.

Serviço de streaming OPTO volta ao ativo

Foram três semanas sem acesso à plataforma.

STCP alarga frota com 81 autocarros MAN

Os autocarros têm 12 metros de comprimento e contam com 37 lugares sentados, 44 lugares em pée ainda 1 lugar de cadeira de rodas.