fbpx

IT: Projeto europeu permitirá voar com internet de alta velocidade

Quem nunca desejou, numa viagem de avião, uma ligação à internet com maior velocidade? Beacon, um projeto de I&D da União Europeia, que conta com a participação do Instituto de Telecomunicações (polo de Aveiro), pode ser, agora, a solução para o problema.

Baseado numa arquitetura fotónica flexível – patenteada pelo IT –, o projeto prepara uma nova geração de satélites de telecomunicações, que se distingue pela maior capacidade de transmissão de dados. A tecnologia fotónica permite, ainda, a redução do consumo de energia, do peso e do custo de lançamento.

A investigação surge no contexto do aumento exponencial da procura por banda larga de alta velocidade, processo que exige o desenvolvimento de satélites que garantam uma ainda maior conectividade de alta velocidade e uma ampla cobertura. No entanto, atualmente – e apesar dos operadores pressionarem para um aumento equivalente a 10 vezes na capacidade da banda larga –, as limitações de peso, tamanho e potência são, ainda, desafios significativos.

Refira-se que o Beacon – projeto concluído recentemente – se insere num consórcio internacional que inclui empresas do Reino Unido (Airbus Defense and Space, Gooch & Housego e aXenic), da Alemanha (IHP GmbH) e da Polónia (INPhotech). Em Portugal, a participação foi assegurada pelo polo de Aveiro do IT e pela startup Watgrid.


- Publicidade -

Afiliados

Sigam-nos

10,779FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
628SeguidoresSeguir

Media Partner

Relacionados

Melhorias na comunicação e maior controlo sobre a privacidade são algumas das novidades do Android 11

E claro, os smartphones Pixel já podem ser atualizados para a mais recente versão.

Mi Store do Centro Comercial Colombo inaugurada a 15 de setembro

O evento de inauguração poderá ser acompanhado via streaming.
- Publicidade -

Mais Recentes

drand: um serviço público de números aleatórios

O que têm em comum a segurança do seu home banking, as auditorias eleitorais, e o sorteio semanal do Euromilhões? Todas requerem números aleatórios.

Crítica – The One and Only Ivan

The One and Only Ivan é um dos filmes mais bonitos de 2020.

Protege A Criança mais importante da galáxia no novo set LEGO de The Mandalorian

Agora que já todos conhecem, finalmente, A Criança, ou Baby Yoda para os amigos, o Grupo...