Algo que se justifica tendo em conta que, agora, é necessário apresentar um teste negativo ou certificado digital para entrar numa série de locais.
Nos últimos fins de semana de junho e no primeiro fim de semana de julho, os portugueses sabiam que, a partir das 15h de sexta-feira, e até às 6h da manhã de segunda-feira seguinte, estava proibida a circulação de e para a Área Metropolitana de Lisboa. Mas essa proibição já não irá aplicar-se mais.
“Deixam de existir as restrições de circulação concentradas na Área Metropolitana de Lisboa”, anunciou a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, na conferência de imprensa depois de mais uma reunião do Conselho de Ministros.
Uma vez que o objetivo era conter a variante Delta, que neste momento já se espalhou por todo o território nacional, essa “cerca” deixa de fazer sentido, até porque existem outras formas de tentar controlar a pandemia, como é o caso do certificado digital.
Além disso, o Governo anunciou hoje a obrigatoriedade de apresentação do certificado digital ou de um teste negativo para aceder a estabelecimentos turísticos e de alojamento local em todo o território nacional e para aceder a restaurantes para serviço de refeições no interior nos concelhos de risco elevado e muito elevado.