Profissões de Futuro: Saibam quais as áreas em alta até 2030

- Publicidade -

Se estão a pensar dar um novo rumo à vossa carreira profissional ou não sabem que curso superior vos dará melhores oportunidades no mercado laboral, este artigo é para todos vós. Ao longo das próximas linhas, vamos levantar o véu sobre aquelas que se prevê serem as áreas profissionais em alta até 2030.

De acordo com o estudo “Projetando 2030” da Dell Technologies ao Institute For The Future, que contou com a participação de 3800 CEOs de médias e grandes corporações de 17 países, 85% dos trabalhos em 2030 serão completamente diferentes daqueles que encontramos na atualidade e terão por base a tecnologia.

Ainda que isto se trate de uma previsão, a verdade é que a pandemia e a transformação digital que esta está a ajudar a promover trouxe para o vocabulário algumas áreas e profissões que farão parte do futuro mercado laboral, como é o caso das profissões relacionadas com a programação, a inteligência artificial ou a ciência de dados.

Além de oportunidades de carreira, estas profissões têm o plus de apresentarem salários extremamente atrativos, o que faz com que, por exemplo, um curso de programação em Portugal que oferece formação intensiva na Wild Code School esteja a ter uma grande procura por parte de pessoas das mais diversas áreas profissionais, vendo aqui uma forma de adquirirem competências que lhes permitam mudar de carreira.

Se mudar de carreira é aquilo que pretendem, tomem nota das dez profissões que mais impacto terão no mercado laboral até 2030:

Profissões de Futuro

Especialista em Inteligência Artificial

Informação é poder. Este adágio popular ganha ainda mais preponderância num mundo digital que é movido a dados, dados esses que precisam de ser depurados e analisados. Uma grande parte deste trabalho só é possível graças à inteligência artificial e ao machine learning, mas, para que estes conceitos possam ser integrados nos processos organizacionais da melhor forma, torna-se necessário a existência de um especialista em Inteligência Artificial (IA).

A responsabilidade deste profissional passa, assim, pela identificação de oportunidades de aplicação da Inteligência Artificial no contexto dos objetivos e necessidades das organizações. De acordo com a rede social profissional LinkedIn, a procura por especialistas em IA cresceu 73% nos últimos quatro anos, nos EUA.

Software Developer

De um software developer podemos dizer que se trata, simultaneamente, de uma profissão do presente e do futuro, uma vez que hoje já é extremamente valorizada. A função destes profissionais é criar sistemas para automatização de processos, facilitando não só a vida das empresas, como dos cidadãos.

Entre outras coisas, um software developer é responsável por analisar, interpretar e realizar a manutenção de plataformas e aplicações e escrever o código que as torna operativas, ou seja, programá-las.

Especialistas em assistência ao cliente

Apesar da inclusão de chatbots baseados em IA nos serviços de atendimento ao cliente online se ter tornado cada vez mais generalizada, a procura por especialistas em assistência ao cliente aumentou, segundo o LinkedIn, cerca de 79% a nível global durante o último ano.

A função deste profissional é prestar toda a assistência necessária ao cliente na compra de determinado produto ou na contratação de um serviço, bem como​​ garantir que a comunicação com o cliente seja efetuada de forma eficaz, garantindo a sua satisfação e fidelização.

Gestor de comunidade

Ao longo dos próximos anos, a figura do gestor de comunidade será ainda mais preponderante do que é hoje em dia. Papel essencial dentro das organizações modernas, este profissional é responsável pela ligação entre a comunidade de clientes/fãs e a empresa/marca, algo que leva a cabo reunindo as opiniões dos primeiros com o objetivo de melhorar o posicionamento destes em relação aos segundos.

Wearables Developer

Com a democratização dos smartglasses, smartlenses e smartwatches, os chamados wearables, nasce e desenvolve-se a profissão do wearables developer, profissional essencial no desenvolvimento e aperfeiçoamento destes dispositivos.

Gestor de inovação

Ainda que pareça pouco específica, esta profissão é de extrema utilidade num mundo empresarial altamente competitivo, em que qualquer vantagem sob os concorrentes diretos representa lucro.

Este profissional é, assim, responsável por repensar as estratégias da empresa, seja no que diz respeito ao seu core business ou em alguma área específica da sua atuação, com o objetivo de aprimorar o seu modelo de negócio.

Product owner

Com base na metodologia Scrum (metodologia ágil baseada em softwares de gestão que visa tornar os processos de produção mais simples e claros e possibilitar que os produtos sejam apresentados em menor tempo mantendo a sua qualidade), cabe ao Product Owner conduzir todo o projeto de um produto desde a fase de idealização até à sua transformação em produto prático e acabado.

Gestor de redes sociais

É e será ainda mais imprescindível a presença das empresas/marcas nas redes sociais, mas para que esta presença capte a atenção dos internautas e, em último caso, gere vendas, torna-se necessário que exista um gestor de redes que cuide da imagem, do relacionamento e do engajamento da empresa nos canais digitais.

Como nota de rodapé, diga-se que a procura da figura do gestor de redes sociais cresceu, segundo o LinkedIn, 122% entre 2015 e 2019, colocando no primeiro lugar das profissões mais procuradas naquela rede social profissional.

Cientista de dados

Se um especialista em IA é responsável pelos softwares que possibilitam uma melhor captura e analise dos dados, o cientista de dados é o especialista que transforma esses dados em informação viável que possibilite a uma tomada de decisões mais assertiva pelas organizações. Na era do Big Data (tratamento de um grande número de dados), estes profissionais são considerados uma verdadeira mina de ouro como aliás os salários médios praticados sublinham.

Especialista em cibersegurança

Com cada vez mais pessoas ligadas ao mundo digital, é natural que as preocupações com a segurança dos dados destas aumente e se torne um elemento de central importância para as empresas.

Assim surge a figura do especialista em cibersegurança (uma das profissões mais bem pagas em Portugal e no mundo) que, entre outras coisas, é responsável pela avaliação e correção de potenciais vulnerabilidades de modo a garantir a segurança da informação.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados