Principal – Gastrobar: Antes um restaurante de sushi, agora uma steakhouse

Tavira, uma das vilas históricas do Algarve, tem muito mais do que ondas e praia para oferecer aos seus visitantes. Entre restaurantes e bares, surgem com regularidade novos conceitos que primam pelo ambiente e ofertas gastronómicas interessantes.

Principal - Gastrobar
- Publicidade -

É o caso do Principal – Gastrobar, em Cabanas, que mudou há pouco tempo de restaurante de sushi para o conceito de steakhouse.

Apesar de o novo nome sugerir uma forte aposta na confeção de pratos de carne, tem igualmente boas opções de peixe, das quais se destaca, e com muita saída, o prato de polvo.

Contudo, os amantes de carne podem, com toda a certeza, sentar-se e desfrutar agradavelmente de belos pratos entre os quais merecem destaque a carne Argentina (mais magra) e a carne polaca (mais gorda).

De destacar o agradável espaço exterior, à beira mar, bem como toda a decoração atual, bem contemporânea, também convidativa para quem pretenda apenas tomar um cocktail no exterior.

Para o próximo verão, estão prometidas mudanças na carta, pelo que uma nova visita será essencial.

Para já, fiquemo-nos pela nossa experiência. Começámos por algo para abrir o apetite, um Tártaro de carne com azeite fumado, ovo a baixa temperatura e tostas caseiras. Estava bem delicioso e foi acompanhado por dois cocktails de autoria, o Tasmânia, uma bebida forte (confecionada à base de rum), e o Campari, que acabou por ser o nosso preferido.

Nos pratos principais sugerem-se quaisquer carnes. Todos os pratos com base de carne vêm acompanhados por batata frita e agrião. A nível de bebida, o prato tanto pode ser acompanhado por bom vinho do Douro, – o Papa-Figos é uma boa sugestão -, como outras opções do Baixo Alentejo.

E estando nós numa steakhouse, chegava-nos, pouco depois, o ponto alto da experiência: 250 gramas de Fillet mignon da Argentina. Quase a desfazer-se na boca, esta carne ao natural, sem molho, estava simplesmente fantástica. Sem dúvida alguma um prato obrigatório se passarem pelo Principal – Gastrobar. Veio acompanhada de batata doce frita em palitos.

A outra opção recomendada pelos funcionários do espaço foi precisamente o Naco de acém redondo da Argentina. É um prato muito equilibrado, bem servido, e também inesquecível pela sua carne tenra e deliciosa. A acompanhar trazia a tradicional batata frita, que não deixa de ser, associada ao paladar da carne, um complemento ideal.

Em matéria de molhos, ainda nos trouxeram alguns para molhar com a carne: pimenta, chimichurri e azeite-agro (perfeito para batata e carne).

Finalmente, as sobremesas. Carpaccio de Ananás com gelado de Noz e Brownie de chocolate com crumble e Straciatella, acompanhado de uma deliciosa bola de gelado de caramelo. Daqui, o destaque vai claramente para o brownie de chocolate, bem ao gosto dos viciados nesta maravilha.

No fim de tudo, com o forno a carvão e o banho-maria como estratégias principais de cooking, podemos dizer que estamos em presença de uma boa gastronomia que associa as técnicas tradicionais à escola europeia de inovação culinária

Se estiverem pela zona de Tavira, ou mesmo se estiverem dispostos a fazer alguns quilómetros, não deixem de conhecer o  Principal – Gastrobar. Vale bem a pena.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

EMMA. O novo restaurante de Cascais foi pensado para toda a família

Há uma escola de yoga e paddle, um bar de praia e uma loja da Quiksilver. É o primeiro e único Family Beach Club nas praias da linha.

Chef Stories. Há um novo restaurante dedicado à carne em Azeitão

O espaço tem como objetivo a partilha e está inteiramente dedicado a amantes de carne.

Há um novo restaurante McDonald’s na Ribeira do Porto

É a segunda abertura de um restaurante da marca em 2021.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Afinal, os bares podem funcionar já a partir de 1 de agosto

Desde que apliquem as regras dos restaurantes.

Governo anuncia três fases para a “libertação”. Discotecas poderão voltar a funcionar em outubro

Espera-se que, em finais de outubro, 85% da população portuguesa esteja totalmente vacinada.

Trust coloca o jogo nas nossas mãos com dois novos ratos

Conheçam o GXT 922 Ybar e o GXT 131 Ranoo.