Primeiro veículo chinês para o Metro do Porto já chegou a Portugal

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A aquisição dos 18 novos veículos representa um investimento de 49,6 milhões de euros.

Após um longo percurso, que envolveu viagens por terra e mar, desde a China até Matosinhos, passando pelo porto de Tarragona, na Catalunha, e mesmo em cima do Natal, o primeiro dos 18 novos veículos CT do Metro do Porto deu finalmente entrada no Parque de Material e Oficinas (PMO), em Guifões.

O veículo será agora sujeito a um conjunto de operações preparatórias e uma longa e exaustiva bateria de testes antes de entrar em circulação na rede. As restantes 17 composições chegarão faseadamente ao longo do ano de 2023, oferecendo assim um reforço importante à frota do Metro, que passará das atuais 102 para 120 composições.

Os CT (abreviatura de CRRC Tram), conforme se denominam estes veículos, destacam-se por um design moderno em que o cinzento predomina, juntando-se a linhas de grande dinamismo e modernidade. As novas unidades primam, igualmente, pelas formas aerodinâmicas e pela acessibilidade.

Neste particular, as sete portas duplas de cada lado constituem um grande avanço, sobretudo se forem tidas em conta as seis portas do Eurotram (o primeiro veículo a chegar ao Porto em maio de 2001, um ano antes da abertura da Linha Azul) e as quatro portas de cada lado do Tram-train (que opera desde 2010 nas Linhas Vermelha e Verde).

Recorde-se que estes 18 novos veículos de metropolitano ligeiro, contratados ao fabricante chinês CRRC Tangshan, representam um investimento de 49,6 milhões de euros.

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1 Comentário

  1. Enfim, e a produção nacional? Há uns anos diziam que lhes vendíamos os equipamentos para que eles fizessem produtos baratos de mão de obra intensiva. Agora vamos os anéis e o dedos. Grande Antônio Costa. Cada vez estamos pior.

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