Este é o primeiro autocarro movido a hidrogénio do país. E já está a circular

- Publicidade -

Linha M43 liga centro da vila ao Guincho.

O primeiro autocarro movido a pilha de hidrogénio com tecnologia produzida em Portugal começou a circular esta sexta-feira, às 8h15. O autocarro já tinha sido apresentado anteriormente, mas só agora começou a funcionar, assegurando a ligação da Estação de Cascais ao Guincho.

São as primeiras viaturas elétricas a pilha de hidrogénio em operação em Portugal e permitem a redução do impacto em zonas particularmente sensíveis do ponto de vista ambiental, como é o caso do itinerário da Linha M43. O percurso conta com um número limitado de paragens, privilegiando as componentes paisagística, de interesse histórico e/ou arquitetónico, de desporto e de lazer, com o retorno rápido, sem paragens, entre o Parque de Campismo da Areia e a Estação de Cascais, todos os dias, entre as 8h15 e as 19h15.

Já o hidrogénio utilizado no abastecimento destas viaturas será inteiramente produzido em Cascais através do processo de eletrólise que será alimentado por energia elétrica proveniente de fontes renováveis, permitindo a obtenção mínima de 350 kg de hidrogénio verde por dia, que serão comprimidos e armazenados para mais tarde serem transferidos para os veículos, abastecendo-os.

A pilha de hidrogénio permite uma maior eficiência e autonomia quando comparada com viaturas elétricas convencionais, garantindo, igualmente, 0 emissões de gases com efeito de estufa.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados

- Publicidade -

Mais recentes