Saibam como preservar a vossa coleção de revistas e livros com o Smallpdf

- Publicidade -

Uma fantástica ferramenta que vai certamente facilitar-vos a vida.

Se são daqueles gamers old school, decerto deverão ter algures guardadas, – talvez até na cave ou no sótão da vossa casa – as míticas revistas que já não existem hoje em dia no mercado, mas que perduram na nossa memória. Afinal de contas, numa altura em que praticamente não existia Internet – ou somente algumas pessoas tinham o privilégio de passar os primeiros minutos a navegar no mundo online – as revistas tinham um papel fundamental para nos informar não só das novidades do mercado, mas também de rumores, análises de videojogos, reportagens e, claro, muitas dicas e truques para alguns dos nossos jogos favoritos.

Os anos foram passando, a Internet ficou disponível para toda a gente e isso fez com que, inevitavelmente, essas revistas que tanto gostávamos ou desaparecessem do mercado ou se adaptassem, passando a existir somente em formato digital. É algo perfeitamente natural: num mundo em que tudo é consumido de forma demasiado rápida, fóruns e plataformas como o YouTube acabaram por retirar espaço às míticas revistas.

Dito isto, hoje em dia são poucas as revistas que existem, sendo que uma ou outra vivem somente da existência de um site na Internet, mas volta e meia lá lançam uma edição especial.

Ora, aqueles que continuam a comprar revistas nos dias de hoje (e quem diz revistas diz também livros, jornais, etc) passaram a receber as versões em formato digital, isto é, em PDF. E com tantas páginas, recheadas de conteúdo gráfico, os colecionadores começam a ter vários gigas ocupados nos discos. É aqui que o Smallpdf entra em ação.

O que é o Smallpdf?

Tal como o nome deixa adivinhar, o Smallpdf é uma ferramenta gratuita que, basicamente, faz “magia” com os arquivos PDF. Através do site oficial, têm acesso a 20 (!) opções diferentes.

São elas: Comprimir PDF; Conversor de PDF; PPT para PDF; PDF para PPT; JPG para PDF; PDF para JPG; Excel para PDF; PDF para Excel; Editar PDF; Leitor de PDF; Numerar páginas; Exclua páginas do PDF; Girar PDF; Word para PDF; PDF para Word; Juntar PDF; Dividir PDF; Assinar PDF; Desproteger PDF; e Proteger PDF.

Só pelo nome das funcionalidades conseguem perceber que, de certeza absoluta, já necessitaram de utilizar uma destas particularidades do Smallpdf. Por exemplo, quem nunca precisou de converter um PDF para documento Word? Ou remover páginas de um PDF em específico? Ou até extrair imagens do PDF para outro tipo de utilização? Sim, é tudo isto e muito mais que o Smallpdf permite.

Comprimir arquivos PDF pode mesmo ser muito útil

Foquemo-nos na opção de Comprimir PDF para este exemplo. O arquivo que vamos utilizar é de uma revista digital de videojogos que ainda vai ser disponibilizada na Internet. Ora, o ficheiro tem exatamente 73,5MB, mas, comprimindo-o, e mantendo uma alta qualidade, fica somente com 42MB, sendo uma redução de 40%. Isto na Compressão Básica. É que, se optarem pela Compressão Forte, em que a qualidade não é tão boa, mas continua a ser “boa”, o tamanho deste PDF passa a ser somente de 17,5MB, sendo uma redução de 75% relativamente ao tamanho original.

Atenção que, para utilizarem esse nível superior de compressão, necessitam da versão paga da Smallpdf. Curiosamente, e como quase que por magia, utilizámos a Compressão Básica e qual não foi o nosso espanto quando, afinal, este arquivo PDF, com um total de 92 páginas, ficou a pesar somente 5.53MB! Verdadeiramente incrível.

revista screenshot
Esta imagem foi criada a partir de uma captura de ecrã do PDF comprimido. A qualidade está à vista.

Mas atenção que existem limitações. Uma delas diz respeito ao tamanho dos ficheiros. Por exemplo, se quiserem converter um PDF para documento Word, esse PDF não pode exceder os 15MB. Se quiserem extrair imagens de um PDF ou guardar cada página em JPG, o tamanho desse mesmo PDF não pode exceder os 25MB.

Dito isto, devem seriamente considerar a versão paga, pois poderá ser-vos muitíssimo útil. Há um teste gratuito de sete dias, sendo que, após esse período experimental, o valor é de 7,5€/mês. Por tão pouco, têm direito a:

  • Acesso a todos recursos profissionais
  • Acesso premium às aplicações para dispositivos móveis e desktop
  • Sem anúncios
  • Suporte 24 horas por dia

Outro motivo pelo qual devem mesmo optar pela versão paga é o facto de, na versão gratuita, estarem limitados a duas tarefas por ferramenta por dia. Isto significa que, caso necessitem de comprimir muitos ficheiros PDF de uma só vez, ou converter vários outros ficheiros, não o conseguirão fazer. Por outras palavras, é com o Smallpdf Pro que conseguem desbloquear todo o potencial de todas as ferramentas.

Contudo, caso não estejam dispostos a pagar, pelo menos para já, fiquem a saber que a versão grátis do Smallpdf servirá para satisfazer todas as vossas e necessidades. E podem ficar descansados: a qualidade está garantida.

- Publicidade -
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Região Viseu Dão Lafões vai construir 36 quilómetros de novas ciclovias e apostar num sistema público de bicicletas partilhadas

A candidatura "Mobilidade Suave em Viseu Dão Lafões", no valor de quase 5 milhões de euros, foi aprovada pelo Centro 2020.

God of War Ragnarok recebe um curto vídeo dedicado ao combate

Segundo os produtores, vamos poder “brincar com a comida”.

MEO Kalorama Dia 3 – Deus no Céu, Nick Cave na Terra

Um regresso há muito aguardado pelos lisboetas.