Praça do Brasil, em Setúbal, vai deixar de ter estacionamento

- Publicidade -

A obra deverá ficar concluída em quatro meses.

A Câmara Municipal de Setúbal iniciou hoje a obra que vai requalificar a Praça do Brasil numa regeneração urbana que, com a deslocalização do estacionamento para as imediações, permite criar uma vasta área de lazer. E vêm aí muitas mudanças.

A Praça do Brasil será transformada, passando a contar com três grandes áreas verdes, um parque infantil e uma zona pedonal. O objetivo é ter um espaço de atravessamento pedonal, de estar e de convívio, a usufruir tanto pelos moradores como por quem a utiliza a pé nas ligações com as estações ferroviária e rodoviária.

Ou seja, podemos dizer adeus ao estacionamento, que foi a principal função da Praça do Brasil nas últimas décadas. Em alternativa, os veículos serão transferidos para a Praceta Quinta do Tavares, onde, desde hoje, decorre a primeira fase da obra e que aumentará significativamente a capacidade de estacionamento.

Esta praceta, situada nas traseiras dos edifícios do lado norte da Praça do Brasil, fica praticamente toda dedicada a estacionamento automóvel, passando a dispor de 112 lugares, mais 58 do que os atuais.

Com esta medida, o estacionamento automóvel da Praça do Brasil dá lugar a zonas de lazer, incluindo um parque infantil de 210 m2 e vedação, com equipamentos apelativos ao convívio entre os mais novos.

A Praça do Brasil vai possuir bancos corridos, bem como mesas e cadeiras, o que permite a realização de jogos de convívio, trabalho ocasional, refeições e merendas ou meras conversas.

Nas áreas verdes, com rega automatizada enterrada, são mantidas e reforçadas as espécies arbóreas existentes mais relevantes, optando-se ainda por espécies arbustivas de cores que mudam com as estações, para contrastar com os relvados e as zonas pedonais e criar um ambiente de jardim público convidativo ao usufruto.

Nas zonas não relvadas, o pavimento será em mosaico antiderrapante, em tons de cinza e negro, enquanto o mobiliário urbano é composto por bancos com dois metros de comprimento, em betão cinza-claro, alguns dos quais com as costas em madeira.

A obra vai requalificar a rede pluvial na zona, para não existirem problemas com cheias resultantes das chuvas, e as infraestruturas de iluminação pública na Praça do Brasil e na Praceta Quinta do Tavares.

A empreitada tem um custo de 475.000€ e deverá ficar pronta em quatro meses.

Foto de: Câmara Municipal de Setúbal

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados