Por esta altura, só faltam as respetivas inspeções para que os postos possam começar a funcionar.
Foi em julho do ano passado que o Grupo Petroprix, a maior rede de estações de serviço low cost com combustível de qualidade em Espanha, anunciou a sua internacionalização. Mais especificamente para Portugal, Panamá e Chile. No caso da expansão para Portugal, uma data para a chegada desta empresa a território nacional era desconhecida, mas eis que, ainda durante 2023, surgiram novidades sobre este processo.
Durante a apresentação do plano estratégico do grupo, por ocasião do 10º aniversário, a Petroprix anunciou que a chegada a Portugal aconteceria ainda durante essse ano. Ou seja, significava que, até ao final de 2023, teríamos pelo menos uma estação de serviço da Petroprix a funcionar por cá. Mas não foi isso que aconteceu.
Devido a vários atrasos, deverá ser apenas nos próximos dias que a empresa espanhola irá chegar a Portugal, neste caso à Covilhã, com um posto de abastecimento localizado próximo ao Lidl daquela cidade. Quanto ao posto prometido para Águeda, que fica ao pé da loja TEDi da cidade, também está praticamente terminado.
Aliás, se forem ao site da empresa, reparam que, no mapa, já surge a indicação destes dois postos, o que significa que estão mesmo na iminência de começar a funcionar. O posto da Covilhã não indica morada exata, já o posto Petroprix em Águeda fica localizado no Lote 1 – Lugar de Vales nº1/M578. Para ambos, o número de telemóvel que surge é o 953900009.
Então, o que falta, neste momento? Fonte da Petroprix disse ao Echo Boomer que estão a aguardar que as respetivas empresas de inspeção se dirijam aos locais para efetuarem os testes finais, de modo a que possam finalmente entrar no ativo. Este é, porém, mais um atraso na inauguração destes postos, quando se previa que já estivessem a funcionar desde o passado mês de abril.
Curiosamente, ambos os postos apresentam o mesmo preço de 1,56€/litro, seja para gasolina ou gasóleo. Tudo leva a crer que estes são preços indicativos, e não finais, pois não será com estes preços que a Petroprix conseguirá criar alguma disrupção no mercado.
Recorde-se que, no ano passado, a PetroPrix tinha referido que o plano para Portugal passava por, em 2024, abrir pelo menos 15 postos no país, dando preferência inicialmente ao Grande Porto, só depois passando para a Grande Lisboa. E até ao final de 2025, a alegada meta será ter 50 estações de serviço a funcionar no país, mas tendo em conta o panorama atual, provavelmente nem 10 postos estarão a funcionar até ao final do ano.
De onde vem o combustível da Petroprix? Contém aditivos?
O combustível é proveniente da Exolum, uma das principais empresas de logística de produtos refinados do mundo. A Petroprix garante que os seus combustíveis são “de primeira”, e para isso levam aditivos – HQ400 no caso da gasolina SP95 e HQ300 no caso do gasóleo. Ambos ajudam a limpar os injetores, a manter o motor em boas condições e a permitir uma condução mais suave. É esta a diferença entre o combustível da empresa espanhola e o dos postos de abastecimento tradicionais.
Além disso, a Petroprix afirma que não existe combustível de baixo custo – é o mesmo combustível que o resto dos postos de abastecimento -, mas que esse conceito é dado pela filosofia e pela estrutura interna da empresa, que permite oferecer o mesmo produto a um preço mais baixo.
Como podemos pagar? Há funcionários nos postos de abastecimento?
De acordo com a empresa, os postos estão preparados para funcionar corretamente sem funcionários, mas em Espanha, há muitos postos de abastecimento com funcionários em horários limitados. No caso do território português, ainda não sabemos ao certo o que vai acontecer, mas será sempre possível falar com alguém em caso de necessidade. E se, eventualmente, ocorrer um derrame de combustível no posto de abastecimento, saibam que haverá um armário com areia sepiolita para eliminar as manchas de combustível.
Em Espanha, alguns dos postos de abastecimento da PetroPrix contam com sistemas de ar comprimido para encher pneus da Air Serv, mas no caso do nosso país, não sabemos bem se os postos portugueses terão estas valências. Uma coisa é certa: não há serviço de lavagem de carros.
Além disso, caso tenham perdido ou esquecido algum objeto num posto de abastecimento, é possível que um funcionário da Petroprix o tenha pedido recuperar. Nesse caso, devem ligar para o 308810780.
Para que possam abastecer na Petropix, saibam que, primeiro de tudo, deverão posicionar o vosso veículo corretamente para que as câmaras possam ler a matrícula. Atenção: por vezes, o leitor pode falhar devido ao posicionamento do veículo, demasiada luz a incidir sobre a matrícula, chuva intensa ou matrículas sujas. Nestes casos, recomenda-se a identificação manual através do ecrã do dispensador.
Feita a leitura da matrícula, devem escolher o combustível e, logo depois, o método de pagamento. Fiquem a saber que tanto podem pagar em dinheiro, como com um cartão bancário ou smartphone. No entanto, é preciso terem noção que os terminais de pagamento a dinheiro não foram concebidos para dar troco ou reembolso, o que é indicado antes de iniciarem a operação. Porém, se pagarem mais dinheiro do que o que efetivamente abasteceram, terão de imprimir o vosso recibo quando terminarem o abastecimento. Ser-vos-á indicado o valor restante, que poderão descontar em qualquer outro momento em qualquer posto de abastecimento da rede Petroprix.
Os postos de abastecimento Petroprix são daqueles que funcionam com modalidade de pré-pagamento, algo que muitos condutores detestam. Mas a cadeia de combustíveis low-cost promete facilitar-nos a vida: por exemplo, e caso não tenham abastecido todo o montante que introduziram ao efetuar o pagamento em dinheiro, devem conservar o vosso recibo, pois será fornecido um código que poderão introduzir no vosso próximo abastecimento, recuperando assim o valor restante. Estes são considerados abastecimentos pendentes.
No caso de pagamentos com métodos digitais, somente será cobrado o montante real do abastecimento. Mas mesmo que, por algum motivo, a Petroprix tenha retido mais dinheiro do que o suposto, fiquem descansados que esse montante será restituído no prazo máximo de 10 dias úteis
App Petroprix dá 3 litros de combustível grátis no registo
Apesar de ainda não ter lançado uma versão da app traduzida para português, a Petroprix já promove a sua aplicação para Android e iOS, através da qual terão acesso a várias promoções e regalias.
Com esta aplicação conseguem:
- Saber o preço em tempo real – Na aplicação, podem consultar o preço de todos os postos de abastecimento Petroprix atualizado diariamente;
- Controlar os abastecimentos e consumos todos os meses – Saibam quanto e como consomem em todos os vossos veículos e tenham acesso a todos os recibos e faturas no telemóvel;
- Saber quanto podem poupar – Ao abastecerem na Petroprix estarão a pagar menos em combustível e, na aplicação, poderão saber quanto estão a poupar em todos os abastecimentos;
- Ganhar presentes e bónus – Como utilizador Petroprix, têm acesso a descontos e promoções exclusivas, bem como ganhar rodadas grátis na Roleta.
Há, no entanto, uma informação dúbia. No site oficial está exposta a informação de que a Petroprix dá três litros de combustível grátis pelo registo na app. Porém, na secção dedicada à aplicação em si, é somente referida a oferta de 1L de combustível grátis no primeiro abastecimento… a não ser que essa oferta de 3L se divida em três parcelas de 1L cada.
Outra vantagem é o jogo da Roleta. Por cada 30€ de combustível abastecido, terão na app Petroprix uma jogada para a Roleta, através da qual podem ganhar prémios, que tanto podem ser litros de combustível grátis, códigos com oferta de alguns euros ou, até, merchandising da Petroprix.
Mas isto não é tudo. Sempre que efetuarem uma jogada na Roleta, mas não ganharem nada, ser-vos-á atribuído um número aleatório que poderá, depois, ser utilizado no sorteio mensal de produtos tecnológicos. É só irem verificando posteriormente na app ou redes sociais da Petroprix se foram um dos felizardos.