Portugueses consomem duas vezes mais calorias do que o recomendado

- Publicidade -

Os dados revelados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) levaram a Ordem dos Nutricionistas a pedir medidas ao Governo.

Há um novo estudo que está a preocupar, e muito, diversos especialistas. De acordo com um recente relatório do Instituto Nacional de Estatística (INE), os portugueses estão a comer o dobro do que deviam por dia. Mais especificamente, os cidadãos estão a consumir, em média, 4.075 kcal por dia, o que representa duas vezes o valor recomendado para um adulto com um peso médio saudável.

Balança Alimentar Portuguesa (BAP) é o nome de estudo, que serve como um instrumento analítico de natureza estatística baseado na oferta de alimentos no território nacional numa perspectiva de consumo aparente, enquadrando as disponibilidades alimentares e a respetiva evolução em Portugal, em termos de produtos, nutrientes e calorias.

Nesta edição, o INE atualiza e divulga a BAP para o período 2016-2020, recorrendo, sempre que se justifique, à comparação com o período anterior (2012-2015).

No estudo, o INE conclui que os portugueses continuam a comer demasiada carne, que representou mais de quatro vezes o total das calorias recomendadas pela Roda dos Alimentos para o grupo Carne, Pescado e Ovos e para uma dieta média de 2.000 kcal.

Já em relação ao período anterior, notou-se um aumento de cerca de 14% no consumo de álcool, sendo atualmente de 302,2 ml por habitante e por dia.

Resumindo e concluindo, as disponibilidades alimentares para consumo no período 2016-2020 continuam a evidenciar uma oferta alimentar excessiva e desequilibrada. O estudo está disponível para consulta no site do INE.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados

- Publicidade -

Mais recentes