Portugal tem 68 praias com distinção “ZERO poluição”

Torres Vedras com dez praias e Peniche e Angra do Heroísmo com cinco são os concelhos líderes.

68 praias

Foi no mês passado que a ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável divulgou as 68 praias portuguesas com distinção “Zero poluição”. Na prática, uma praia ZERO poluição é aquela em que não foi detetada qualquer contaminação microbiológica nas análises efetuadas às águas balneares ao longo das três últimas épocas balneares.

Em 2020, as praias com ZERO poluição representam 11% do total das 621 zonas balneares em funcionamento, um aumento de 55 pontos percentuais, mais 24 praias, em relação às 44 classificadas no ano passado.

Esta análise da Associação ZERO teve em conta os parâmetros da legislação em vigor, tendo verificado que todas as 68 zonas balneares são costeiras. O concelho com maior número de praias ZERO poluição é Torres Vedras, que repete a boa classificação do ano anterior. Também na zona Oeste há que destacar Peniche, com cinco praias com aquela classificação, bem como Angra do Heroísmo. Já Tavira e Praia da Vitória, neste caso nos Açores, apresentaram quatro praias.

De salientar que é extremamente difícil conseguir um registo incólume ao longo de três anos nas zonas balneares interiores, muito mais suscetíveis à poluição microbiológica. Este ano, ao contrário do que havia sido registado em todos os anos anteriores desde 2016 (ano em que a ZERO iniciou esta avaliação), não há nenhuma zona balnear interior com a classificação de ZERO poluição.

Este facto é um indicador do muito que ainda há a fazer para garantir uma boa qualidade da água dos rios e ribeiras em Portugal, o que requer esforços adicionais ao nível do saneamento urbano e das empresas.

Podem consultar a lista das 68 praias ZERO poluição aqui.

- Publicidade -

Sigam-nos

10,709FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
623SeguidoresSeguir

Media Partner

Relacionados

Agentes turísticos do Algarve já têm manual de boas práticas que devem seguir à risca

O documento, dirigido aos agentes turísticos, pretende reforçar a segurança do destino e a confiança de turistas.

Praias reabrem a 6 de junho. Já conhecem as regras de acesso?

Vão existir semáforos para controlar entradas e há uma distância mínima entre toalhas e chapéus-de-sol. Atividades desportivas estão proibidas.

Já sabemos como vão ser os semáforos que vão estar instalados nas praias

Diversas entidades municipais estão a adquirir este produto 100% nacional.

Praias poderão ter semáforos à entrada para avisar da lotação nos areais

Essa é uma das medidas pensadas pelo Governo para a abertura da época balnear.
- Publicidade -

Mais Recentes

Como prevenir ataques DDoS: 6 dicas para manter o vosso site seguro

Ser vítima de um Ataque Distribuído de Negação de Serviço (DDoS) pode ser catastrófico.

Crítica – Lovecraft Country (Temporada 1 – Primeiros 5 episódios)

O que é que acontece quando, a um elenco de qualidade, se junta uma equipa técnica de sonho? A resposta a essa pergunta começa a desenhar-se com os primeiros episódios de Lovecraft Country.