Portugal 2030 vai financiar renovação da Linha de Vendas novas

- Publicidade -

Linha essa que as Linhas do Norte e do Alentejo e que permitirá reforçar a ligação ferroviária do Porto de Sines com as plataformas logísticas nacionais e com a Europa.

Foram esta semana lançados os os primeiros 13 avisos do Portugal 2030, abrangendo áreas que vão da formação à saúde, ferrovia, ambiente, informação e comunicação, e assistência técnica. No total, estão a concurso cerca de 400 milhões de euros.

De entre os vários avisos, podemos destacar aquele que refere a renovação da Linha de Vendas Novas, que liga as Linhas do Norte e do Alentejo e que permitirá reforçar a ligação ferroviária do Porto de Sines com as plataformas logísticas nacionais e com a Europa.

O Governo tem como objetivo potenciar o transporte em modo ferroviário e promover a interoperabilidade com as redes Espanhola e Europeia no âmbito da Rede Transeuropeia de Transportes, bem como reduzir os tempos de viagem de Lisboa para Sul e Espanha.

O aviso em questão destina-se a apoiar o investimento a realizar na Linha de Vendas Novas, a qual se desenvolve ao longo de 69,4 km, entre as Estações do Setil (Linha do Norte) e de Vendas Novas (Linha do Alentejo).

A Modernização da Linha de Vendas Novas visa reforçar a ligação ferroviária do Porto de Sines com as plataformas logísticas nacionais e com a Europa, de modo a viabilizar um transporte ferroviário de mercadorias eficiente, potenciando a competitividade da economia nacional.

A Linha de Vendas Novas faz parte do Corredor Internacional Sul, sendo que, devido às restrições de capacidade da Ponte 25 de Abril, é a única ligação ferroviária de mercadorias com capacidade para ligar o Norte do país ao Sul e, consequentemente, promover a ligação aos portos e à fronteira.

Para esta renovação da Linha de Vendas Novas, o Portugal 2030 disponibiliza 108 milhões de euros.

Foto: IP – Infraestruturas de Portugal

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados