Porto vai ficar a 2h30 de comboio de Santiago de Compostela a partir de 2030

- Publicidade -

Tudo graças à nova linha entre Porto e Vigo, que contempla novas estações em Braga e Valença.

Em 2020, o Governo anunciou que, no Programa Nacional de Investimentos 2030 (PNI2030), um dos destaques irá para a criação de uma linha ferroviária de alta velocidade entre Lisboa e Porto. Já no passado mês de março, durante a Sessão Informativa “Investimentos nas Infraestruturas Ferroviárias Nacionais”, na qual foram destacados os grandes investimentos que estão programados no âmbito do PNI2030, realçando os projetos associados à Alta Velocidade, como a nova Linha Porto-Lisboa.

A motivação para a criação desta nova linha deve-se, principalmente, para reduzir o tempo de trajeto entre Porto e Lisboa, para aumentar a qualidade dos serviços de Longo Curso e para libertar, também, a capacidade na linha do Norte para o tráfego suburbano e de mercadorias.

Esta ligação será desenvolvida em três fases, iniciando-se com a construção do troço entre Porto e Soure. De acordo com um documento da IP – Infraestruturas de Portugal, a Fase 1, a ficar concluída de 2026 a 2028, permitirá fazer a viagem Porto-Lisboa em 1h57. Já até 2030, essa mesma viagem será concluída em somente 1h17. E já em 2030, esse tempo ficará reduzido para os prometidos 1h15. Atenção que estes são tempos em viagens sem paragens.

Na nova linha porto-Lisboa estão previstas novas estações em Porto-Campanhã, Vila Nova de Gaia (nova estação), Aveiro, Coimbra-B (reforma da atual estação), Leiria e Lisboa-Oriente.

Ora, mas isto já era sabido. Esta semana, graças ao ECO, que assistiu ao Portugal Railway Summit, maior evento nacional do setor ferroviário, tivemos outras novidades, desta vez relacionadas com a nova linha entre Porto e Vigo. De acordo com o vice-presidente da Infraestruturas de Portugal (IP), Carlos Fernandes, Porto e Santiago de Compostela vão ficar ligados em apenas 2h30m de comboio a partir de 2030.

A primeira fase da construção da nova linha, a ficar concluída até esse ano, consiste no novo troço entre Braga e Valença e na construção da ligação em ferrovia pesada entre Porto-Campanhã e o aeroporto de Francisco Sá Carneiro. Isto fará com que o Aeroporto, Braga e Valença ganhem novas estações para receber os comboios de alta velocidade.

Finalizada a primeira fase da construção da nova linha entre Porto e Vigo, será possível fazer esse trajeto em apenas 1h25m, ao invés das atuais 2h25m. Uma hora a menos, portanto. E para o tal percurso Porto-Santiago de Compostela, a redução é drástica: baixa das atuais 5h50m para 2h30m. Quem quiser ir a Corunha a partir do Porto? Uma viagem que passará a ser feita em 3h30m.

O melhor de tudo, porém, está prometido para lá de 2030. A segunda fase da nova linha entre Porto e Vigo implicará a construção de um novo troço ferroviário entre Porto e Braga. Resultados? Porto e Vigo ligados em apenas 48 minutos e a ligação até Corunha será encurtada para 2h23m.

- Publicidade -

1 Comentário

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

- Publicidade -

Relacionados

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Inaugurada primeira loja Naterial by Leroy Merlin em Portugal

É a primeira a abrir à escala nacional e a terceira a nível ibérico, juntando-se assim às lojas Naterial em Palma de Maiorca e Barcelona (Espanha).

Corsair revela uma nova solução para as costas, as cadeiras TC200

Há uma nova solução de cadeiras gaming no catálogo da Corsair. A Corsair revelou as TC200 Gaming Chairs, uma nova...