Ponte Edgar Cardoso, na Figueira da Foz, com cortes de trânsito a partir do dia 25 de abril

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Atenção a isto.

No âmbito da empreitada de reabilitação e reforço da Ponte Edgar Cardoso sobre o rio Mondego, na Figueira da Foz, e para a realização dos trabalhos previstos, haverá necessidade de se proceder ao corte total de trânsito na ponte, em períodos de três dias por semana, sempre durante a noite entre as 20h30 e as 6h30.

O primeiro corte acontece nas noites de 25 para 26, de 26 para 27 e de 27 para 28 de abril, entre as 20h30 e as 6h30. Durante o mês de maio, os cortes realizam-se sempre de 2ª para 3ª feira com repetição nas noites de 3ª e 4ª feira, com exceção da primeira semana desse mês, em que o corte tem início na 3ª feira repetindo-se nas duas noites seguintes.

A partir do mês de junho, as interrupções ocorrerão em cinco noites por semana, no horário anteriormente indicado, com início nas noites de domingo para 2ª feira e fim nas noites de 5.ª para 6.ª feira.

Como alternativa à circulação de trânsito na travessia da ponte durante os períodos do corte, o desvio de tráfego será assegurado pela A17, cuja utilização do sublanço compreendido entre o Nó de Marinha das Ondas e o nó da A14 se encontra isenta de pagamento de taxas de portagem, tal como anunciado pelo Ministério das Infraestruturas na passada semana. O corte e respetivo desvio estará devidamente sinalizado e será efetuado com o apoio das autoridades.

Recorde-se que, durante o dia e nas noites em que não há corte de circulação na ponte, mantém-se o condicionamento de uma via em cada sentido e limitação de velocidade.

Reabilitação e reforço da Ponte Edgar Cardoso

Esta empreitada envolve um investimento de 16,8 milhões de euros e um prazo de execução previsto de 21 meses. As intervenções consistem essencialmente na substituição integral do sistema de tirantes da ponte por um sistema de nova geração, bem como a beneficiação geral da obra, nomeadamente:

  • Proteção das superfícies de betão das torres;
  • Proteção anticorrosiva da estrutura metálica do tabuleiro da ponte;
  • Limpeza, decapagem e pintura dos guarda-corpos, incluindo reparação dos módulos danificados;
  • Substituição do revestimento existente nos passeios;
  • Substituição das juntas de dilatação;
  • Alteração do sistema de iluminação pública;
  • Limpeza, decapagem, metalização e pintura dos aparelhos de apoio metálicos, dispositivos de ancoragem do tabuleiro, desviadores e dispositivos antivibráticos do pré-esforço exterior e dos dispositivos dissipadores.

A Ponte da Figueira da Foz, projetada pelo Prof. Edgar Cardoso, foi a primeira ponte rodoviária com o tabuleiro atirantado realizada em Portugal, tendo sido aberta ao tráfego em 1982.

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