Pombal já é uma cidade 5G

- Publicidade -

Com esta tecnologia, serão implementadas em breve outras soluções de smart cities, como a rega inteligente em espaços públicos.

Escalar e andar de parapente na Serra de Sicó, visitar o Convento do Louriçal ou dar um passeio na Praia do Osso da Baleia são as experiências que todos aqueles que visitarem as seculares Festas do Bodo – as festas de maior referência de Pombal – poderão fazer sem terem de sair do lugar. Aproveitar estas festas para promover o turismo da região, usando Realidade Virtual assente em 5G, é uma das iniciativas que marcou a apresentação de Pombal Cidade 5G, coberta com a rede móvel de última geração da NOS.

Esta solução de realidade virtual foi testada durante a Inauguração Oficial das Festas do Bodo, sendo que os percursos virtuais continuarão acessíveis durante todo o período das festas e serão, depois, usados pela Câmara Municipal de Pombal para promoção do turismo da região por todo o país.

Pombal já está coberta com 5G da NOS, com uma cobertura de mais de 75% no concelho, o que lhe possibilita a utilização otimizada de soluções tecnológicas altamente inovadoras. Assim, aproveitando as festas da cidade, uma das datas chave do turismo da região, Pombal assume o seu objetivo de se tornar uma verdadeira Smart City.

Para além da solução de realidade virtual, o município irá usar a ferramenta de Analítica de Eventos da NOS para ter mais informação sobre quem os visita. Esta solução de big data irá permitir-lhes ter uma caracterização da audiência presente no evento e do seu comportamento; uma análise do impacto do cartaz na afluência de visitantes; e, ainda, uma ideia do impacto desta celebração na mobilidade na região. Toda esta informação será analisada e usada para otimizar a próxima edição das Festas do Bodo.

Para além destas iniciativas, a cidade irá, ainda, implementar outras soluções de smart cities, até ao fim do ano, nomeadamente em áreas chave de sustentabilidade, como a rega inteligente em espaços públicos.

A NOS já ajudou a transformar cidades como Matosinhos, Albufeira, Seixal, Lagoa, Vila Nova de Famalicão e Barreiro em cidades inteligentes. Estes municípios adotaram soluções globais e integradas, desenvolvidas em parceria com a NOS, com especial enfoque na gestão urbana inteligente e sustentável das cidades, como salas de planeamento e controlo e plataformas integradoras, soluções de rega e de gestão de resíduos inteligentes.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

- Publicidade -

Relacionados

NOS diz que tem a rede 5G mais rápida em Portugal

O estudo baseia-se em mais de 70 mil de testes realizados na plataforma Speedtest.

Barreiro é pioneiro na implementação de solução 5G de monitorização de mobilidade

O Barreiro é hoje uma cidade mais preparada para o futuro, estando a construir as bases para ser uma verdadeira Smart City.

Realizador de Top Gun: Maverick “viajou” 1500 quilómetros até Lisboa graças ao 5G

Joseph Kosinski foi transportado em holograma de Londres para Lisboa.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Gelatieiri. A nova gelateria de Vila Real de Santo António tem gelados bem cremosos

E faz-nos lembrar vagamente a La Romana, que fomos experimentar recentemente em Lisboa.

Chuva de reclamações tapa o Sol da Caparica. Afinal, o que se passou?

Mas as palavras de desagrado do público parecem não ter surtido qualquer efeito junto dos promotores.