Com 13 edifícios em obras e 1.377 camas previstas até 2026, o Politécnico de Leiria lidera a resposta à crise de alojamento estudantil em Portugal.
O Instituto Politécnico de Leiria destaca-se atualmente como a instituição de ensino superior com o maior número de intervenções em curso no que respeita à construção e reabilitação de residências para estudantes. Este conjunto de projetos representa um investimento total de cerca de 31 milhões de euros, sendo que 25 milhões são provenientes do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Atualmente, o Politécnico de Leiria tem em mãos nove empreitadas que envolvem a construção, reabilitação e renovação de um total de 13 edifícios em vários concelhos da região: Leiria, Caldas da Rainha, Peniche e Pombal. A esta lista juntam-se ainda três projetos adicionais, desenvolvidos em parceria com os municípios da Batalha, Marinha Grande e Torres Vedras.
Com a conclusão prevista das obras no ano letivo de 2026/2027, a instituição estima atingir uma capacidade total de 1.377 camas, praticamente duplicando a atual oferta.