A série atingiu 489 milhões de jogos vendidos e continua a crescer à medida que está prestes a celebrar 30 anos.
A saga Pokémon, lançada originalmente no Japão em 1996 e nos Estados Unidos em 1998, atingiu no final de março de 2025 um novo marco histórico, ao registar mais de 489 milhões de jogos vendidos em todo o mundo. Este impressionante valor, que se aproxima dos 500 milhões de unidades – à medida que também está prestes a celebrar 30 anos -, abrange todas as versões e títulos da série principal e seus spin-offs, disponíveis em nove idiomas.
Desde os primeiros jogos como Pokémon Red e Green para a Nintendo Game Boy, a saga transformou-se num fenómeno global com impacto em diferentes áreas do entretenimento para além dos videojogos. De acordo com os dados publicados pela The Pokémon Company, o jogo de cartas colecionáveis oficial (que tem mais uma expansão pronta a ser lançada) também atingiu números impressionantes, tendo já ultrapassou os 75 mil milhões de cartas produzidas – distribuídas em 16 línguas e vendidas em mais de 90 países e regiões.
Já a série de animação, iniciada em 1997, também continua a ser um dos grandes pilares da marca, ao expandir-se para uma consumidores e audiências para lá dos jogos, tendo sido exibida em mais de 190 países e regiões e com grande presença em serviços de streaming pagos e gratuitos. A mais recente série da animação principal, Pokémon Horizons: The Series, trouxe, por exemplo, novos protagonistas, tendo abandonado a jornada de Ash, representando toda uma nova fase para a saga e novas gerações. Teve e estreia em abril de 2023 no Japão, chegando depois a serviços como a Netflix. Em Portugal, estreou em março de 2024 no canal Panda Kids.
Com quase três décadas de existência, a serem celebradas em 2026, Pokémon permanece como uma referência transversal na cultura popular, com impacto sustentado nos videojogos, no entretenimento televisivo e nos produtos físicos associados à marca. O impressionante número de vendas de jogos não ficará por aqui, com Pokémon Legends: Z-A prometido para ser lançado este ano em plataformas Nintendo Switch, que recebe uma nova adição de hardware já em junho, com a Nintendo Switch 2.