Depois de dois dias de Pokémon Europe International Championships, no domingo foi altura de coroar os campeões e conhecer algumas das caras que terão presença garantida nos Worlds de 2025, a acontecer em agosto no estado da Califórnia nos Estados Unidos da América.
Com os jogadores portugueses a não marcarem presença nas finais de domingo, mas a conseguirem excelentes resultados, era altura de ficar a conhecer as principais caras das várias categorias. Em competição estavam Pokémon Trading Card Game (TCG), Pokémon VGC, Pokémon UNITE e Pokémon GO.
O dia começou com a final de Pokémon UNITE onde os Peru Unite defrontaram um peso pesado dos eSports, os Luminosity. A equipa Norte-Americana acabou por se sagrar campeã destes Pokémom EUIC, mas não aconteceu sem que os Peru Unite dessem luta. Alguns erros da equipa Sul Americana acabaram por ditar o seu destino e depois de três jogos cheios de emoção onde a vitória podia ter caído para qualquer um dos lados foram os Luminosity que garantiram a sua presença nos Worlds de 2025, que irão acontecer em agosto na Califórnia, Estados Unidos da América.
Pokémon GO foi a categoria que se seguiu, o alemão Zzweilous defrontou o espanhol P4T0M4N. A vitória caiu para o participante da península ibérica depois de um rematch onde no primeiro jogo o alemão tinha ganho 3-0. A vitória do jogador espanhol por 3-1, no segundo jogo, marca-lhe o passaporte para a presenta na Califórnia este verão.
As principais categorias em competição, TCG e VGC, chegaram ao palco principal com finais de Juniors, Seniors e Masters. O público que se juntou em frente ao palco principal vibrou com cada uma das jogadas e os jogadores garantiram que ninguém ficava aborrecido. Na final de Masters TCG a vitória foi para Ryuki depois de ganhar 2-1 de uma forma impressionante. Embora a segunda ronda tenha sido equilibrada e até parecesse que a jogadora australiana, Natalie, pudesse sair vitoriosa, um deck de outro mundo e duas rondas relâmpago de Ryuki fizeram o público vibrar e o jogador japonês celebrar a ida ao Worlds.
Por fim, VGC Masters, viu o britânico Dylan enfrentar o americano Wolfe, uma cara bem conhecida com muitos títulos em seu nome. Mais uma final que podia ter caído para qualquer um dos lados, e não fosse o “azar” de ter um Pokémon afetado por burn no fim da última ronda teria sido Dylan a festejar, mas a sorte estava do lado do Norte-Americano e a vitória garante assim a presença no Worlds 2025. No fim, o Americano deixou palavras, com alguma arrogância, que mostram que está no mundo Pokémon para ganhar: “1400 jogadores viajaram até Londres, treinaram com amigos, construiram as suas equipas, 1400 pessoas participaram neste torneio com o sonho e a esperança de ganharem… mas não foi suficiente“, disse depois de se sagrar campeão dos Pokémon Europe International Championships de 2025.
Os resultados de domingo:
Finais de Pokémon TCG
- Juniors – Oliver (UK) v Andreas (BE)
- Seniors – Gabriel (BR) v Nathan (US)
- Masters – Ryuki (JP) v Natalie (AU)
Finais de Pokémon VGC
- Juniors – Ismael (FR) v Fabien (DE)
- Seniors – Ian (US) v Louis (FR)
- Masters – Wolfe (US) v Dylan (UK)
Finais Pokémon GO
- Zzweilous (DE) v P4T0M4N (ES)
Finais Pokémon UNITE
- Peru Unite (LAS) – Luminosity (NA)