O DualSense pode estar prestes a ser atualizado com uma novidade inédita para a PlayStation: a capacidade de trocar a bateria dos seus comandos oficiais
Em breve, os jogadores da PlayStation poderão trocar as baterias dos seus comandos oficiais. Pelo menos, é o que aponta o portal polaco PPE, que afirma que a Sony estará a preparar o chamado DualSense V3, que deverá chegar ao mercado em simultâneo com uma revisão da atual PlayStation 5 Pro já em novembro. E o grande destaque deste modelo seria a introdução de baterias removíveis.
A veracidade deste rumor depende de uma confirmação oficial, no entanto, no passado o a mesma fonte já tinha avançado com informações de The Elder Scrolls IV: Oblivion Remastered e de Microsoft Flight Simulator para a PlayStation 5, quando estes eram ainda considerados rumores.
A confirmar-se o DualSense V3 poderá ser um marco histórico para a própria PlaySation, que ao longo dos seus 30 anos nunca teve um comando oficial que permitisse a alteração de componentes como a bateria, ou que recorresse a pilhas – uma estratégia adotada pela concorrente direta, a Xbox, que desde a Xbox 360 oferece comandos a pilhas que podem ser adaptados a baterias, uma solução com vantagens, mas frequentemente criticada por serem lançados por defeito com recurso apenas a pilhas.
O uso de bateria removível, apresentará, assim, duas vantagens aos jogadores, a curto e a longo prazo. Caso o jogador tenha mais do que uma bateria à mão, poderá substitui-la para continuar a jogar, sem colocar o comando à carga ou ligado a um cabo. Já a longo prazo, o jogador poderá atualizar a bateria, caso esta comece a mostrar sinais de desgaste natural com a idade.
Também se prevê que este novo DualSense, com lançamento previsto em novembro, passará a ser o modelo padrão, substituindo a atual gama de comandos.
