PlayStation 6 poderá ser híbrida como a Nintendo Switch

- Publicidade -
- Publicidade -

Novas informações sobre a próxima PlayStation 6 alegam que, para além de mais poderosa, poderá ser um híbrido entre consola portátil e consola de sala.

Numa era em que a febre dos dispositivos portáteis para jogos está em alta, e numa altura em que gigantes como a PlayStation e a Microsoft ainda não estão 100% certas no formato – e sim, estou a considerar a futura ROG Xbox Ally uma verdadeira consola da Microsoft – surgem novos detalhes sobre o regresso da PlayStation ao modo portátil.

Recentemente, o canal de YouTube Moore’s Law is Dead revelou aquelas que podem ser as primeiras informações da PlayStation 6, com detalhes e imagens do seu hipotético processador, previsões do aumento de desempenho face à geração atual, perspetivas de custos e a probabilidade de a PlayStation 6 ser uma consola híbrida, como a Nintendo Switch.

De acordo com as fontes, que advertem para a necessidade de informações mais oficiais e para potenciais rumores e informações falsas, os novos detalhes foram obtidos através de “múltiplos documentos” que enunciam este novo formato, que para a PlayStation é um novo território, apesar de ter tentado encontrar uma alternativa nesta geração com a PlayStation Portal. A grande diferença na próxima geração é que este modelo híbrido será concretizado de forma nativa.

Designada como PlayStation 6 e com vários modelos, para já, a nova consola contará com um novo processador da AMD, com quatro núcleos Zen 6c, acompanhado por mais dois dedicados a tarefas de sistema. Adicionalmente, o equipamento terá 16 unidades computacionais RDNA 5, com velocidades de relógio a 1.2GHz e 1.65GHz, para os modos portátil e na base, respetivamente.

Neste novo modelo, é esperada compatibilidade com jogos da PlayStation 5 e PlayStation 4, mas não há qualquer menção a gerações anteriores, como a PlayStation 3, com a Sony a poder continuar a oferecer a sua biblioteca de jogos como tem feito até agora, com versões emuladas, remasterizações e acesso via streaming.

Em termos de desempenho, curiosamente a alegada PlayStation 6 não promete ser muito mais poderosa que as consolas atuais, com o canal a mencionar cerca de 0,55 a 0,75 vezes maior desempenho em jogos rasterizados (sem ray tracing), mas um aumento de 1,3 a 2,6 vezes melhor desempenho com ray tracing, isto, claro, suportado com tecnologias como o FSR 4 da AMD, revelando também que será uma consola que dará prioridade a jogos mais atuais do que aos mais antigos.

Através da análise das características e componentes, o canal também faz uma previsão do preço de lançamento da consola, que poderá ser segmentado. Numa tabela apresentada, podemos ler uma versão básica da PlayStation 6, designada por “PS6S Canis”, com um custo entre 299 e 399 dólares. Depois temos a versão normal deste modelo, designada por “PS6 Canis”, entre 399 e 499 dólares e, por fim, a versão designada por “PS6 Orion”, a consola de sala, que surge com uma previsão entre 549 e 699 dólares. Por fim, há também uma previsão de lançamento, com o início de produção de unidades apontado para meados de 2027 e um lançamento para o final do mesmo ano.

A confirmar-se, a janela de lançamento e os preços apresentados não fogem ao que já era esperado e aos valores atualmente praticados. Recordemo-nos que o ciclo geracional de consolas PlayStation anda em torno dos seis a sete anos e com lançamentos no final do ano. E, analisando os preços de lançamento da PlayStation 5 original e da mais recente PlayStation 5 Pro, também não foge muito à regra. No entanto, qualquer informação deve ser lida como especulativa, pelo menos até declarações oficiais das marcas.

- Publicidade -
David Fialho
David Fialhohttps://echoboomer.pt/
Licenciado em Comunicação e Multimédia, considero-me um apaixonado por tecnologias e novas formas de entretenimento. Sou editor de tecnologia e entretenimento no Echo Boomer, com um foco especial na área dos videojogos.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados